Programa capacita motofretistas e facilita compra de motos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Detran.SP, lança hoje (21) uma iniciativa que possibilita crédito, facilidades de financiamento e formação para os motofretistas, investindo na construção de uma rede de proteção para a categoria. O Programa Motofretista Seguro oferece ainda oportunidade de regularização da documentação necessária para o exercício mais seguro da profissão.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A categoria contará com benefícios para aquisição de equipamentos de segurança (EPIs), essenciais para a prática do trabalho. Isso porque, segundo pesquisa da Rede Lucy Montoro, 57% das vítimas de trânsito com sequelas são motociclistas e, hoje, os acidentes envolvendo esse modal são quatro vezes superior aos de carros. O anúncio foi feito pelo governador João Doria, durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Durante a pandemia de Covid-19, foi possível observar um aumento desses profissionais no setor informal, provocado pela perda de emprego. Dessa forma, muitos passaram a utilizar a motocicleta para entrega e distribuição de encomendas como complemento de renda.

LEIA MAIS: Os erros mais comuns nas trocas de óleo das motos – e como evitá-los
Motos: saiba o que aumenta o consumo de gasolina

“Além de médicos e enfermeiros, obviamente, os motofretistas tiveram um papel fundamental nesse período de pandemia. Queremos oferecer condições melhores e mais seguras de trabalho para essa categoria”, explica o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

Cerca de 25 mil motofretistas serão contemplados com a novidade, que compõe o conjunto de ações do Governo para marcar a Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro). Neste ano, a campanha tem como mote “Sem Respeito Não Dirija”.

Motofretista Seguro

O objetivo da ação é atender tanto os profissionais que necessitam adequar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o exercício da atividade, com a regularização de documentos, realização do curso de formação e atualização, oportunidade de práticas de aperfeiçoamento, como auxiliar com linhas de crédito especiais àqueles que precisam renovar seu veículo ou adquirir novos equipamentos de segurança.

Capitaneada pelo Detran.SP, a ação criará as condições para a regularização da habilitação e do veículo, além de uma formação adequada para os profissionais, permitindo que prestem serviços de maneira mais segura. O Programa conta com recursos públicos oriundos da arrecadação de multas e a ação terá o apoio de parceiros, como SindimotoSP, Banco do Povo Paulista e Sindicato das Autoescolas (CFC).

Como participar

Os motofretistas que precisam regularizar a situação da CNH, devem se inscrever no programa, por meio do site e ingressar no curso de formação desenvolvido pelo Detran. Além disso, é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  • Idade mínima de 21 anos;
  • Ter CNH;
  • Exercer atividade remunerada.

Os condutores que já estão com a CNH regularizada, poderão ter acesso a linhas de crédito especiais junto ao Banco do Povo Paulista (BPP) e o Sebrae para aquisição de motos (R﹩ 8,1 mil) e equipamentos (R﹩ 3 mil), além de condições diferenciadas de financiamentos com empresas parceiras do programa.

Os condutores que realizaram cursos de formação há mais de cinco anos poderão contar ainda com a reciclagem da formação. Para dar andamento à solicitação, basta preencher o cadastro no portal e seguir as orientações.

Motos mais legais do mundo

Harley-Davidson, Triumph e Kawasaki são algumas das marcas que fazem sucesso entre os fãs de motocicletas. Assim como elas, outras companhias fabricam veículos de todos os tipos, que variam desde os mais confortáveis até os radicais, indicados para motocross. Celebre o Dia do Motociclista (27/7) com uma galeria que reúne alguns dos modelos mais legais do mundo.

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar