Montadoras em alerta: Trump taxa México e União Europeia em 30%

Montadoras em alerta: Trump taxa México e União Europeia em 30%. Veja como isso pode impactar nas atividades das montadoras.

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou no sábado, por meio de cartas publicadas nas redes sociais, a imposição de uma tarifa de 30% sobre produtos provenientes da União Europeia e do México. A medida, que entrará em vigor em 1º de agosto, interrompe meses de negociações delicadas e ameaça as atividades comerciais das montadoras em todo o mundo. 

Montadoras em alerta: Trump taxa México e União Europeia em 30%

As novas tarifas representam uma escalada significativa na política comercial de Trump, que já havia imposto taxas a diversos outros parceiros.

No entanto, o foco direto na União Europeia – um bloco de 27 nações que, coletivamente, forma a terceira maior economia do mundo – e no México – a maior fonte de importações para os EUA – é particularmente notável, dada a intensidade das negociações que estavam em andamento até o momento do anúncio.

As novas tarifas de 30% aparentemente não se aplicam a carros importados, alguns dos quais já estão sujeitos a taxas de pelo menos 25%. Essa seria uma notícia de alívio para as montadoras que já enfrentam vendas fracas e desafios com as políticas de veículos elétricos.

Nova taxação pode influenciar preços dos carros nos Estados Unidos - Foto: Dviugalão/ Tesla
Nova taxação pode influenciar preços dos carros nos Estados Unidos – Foto: Dviugalão/ Tesla

Trump ainda indicou que as últimas tarifas são “separadas de todas as tarifas setoriais”, o que implica que elas não substituem as tarifas existentes.

Impacto na Indústria Automotiva 

O México é o maior exportador de carros para os Estados Unidos, e quaisquer tarifas sobre veículos ou peças de lá teriam um impacto significativo nos preços para os consumidores. Carros importados da União Europeia já pagam uma taxa de 27,5%. 

A Toyota, em um comunicado, alertou que tarifas dessa magnitude levariam a preços de veículos significativamente mais altos, prejudicando a acessibilidade e as opções do consumidor americano, além de impactar negativamente a economia e a indústria automotiva.

A última rodada de tarifas de Trump, que também incluiu uma ameaça de 35% contra o Canadá e taxas de 20% a 50% para outras nações como Brasil, Japão e Coreia do Sul, sublinha sua disposição em subverter relações de longa data em sua busca por reescrever as regras do comércio global.

A questão agora é se os principais parceiros comerciais retaliarão, potencialmente desencadeando uma guerra comercial global.

Eia, oque achou da política de Trump? Responda nos comentários!

Leia também: Toyota vai usar carro a hidrogênio no Rali da Finlândia

Nissan paralisa produção por conta das novas tarifas de Trump

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA