Mitos e verdades sobre economizar combustíveis; descubra quais são 

Os preços da gasolina nos postos de todo o Brasil voltaram a subir nas últimas duas semanas. Veja dicas de como economizar combustíveis.

Os preços de gasolina, diesel e etanol em postos de todo o Brasil voltaram a subir nas últimas duas semanas, conforme revela o mais recente levantamento da levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), divulgado em 21 de outubro. Num momento em que o litro da gasolina voltou a ficar próximo dos R$ 6, pensar em economizar combustíveis parece uma ótima ideia.

No entanto, você precisa ficar atento ao que funciona de verdade, para não cair em lendas urbanas e acabar gastando ainda mais dinheiro. Veja a seguir.

Confira os mitos e verdades sobre economizar combustíveis

Para especialista o preço dos combustíveis nos próximos meses dependerá de futuras decisões da Opep e Petrobras

Abasteça sempre em postos confiáveis, para evitar combustível adulterado (Foto: Reprodução)

Abastecer sempre em postos de confiáveis

VERDADE – A qualidade do combustível é essencial para garantir maior eficácia do automóvel, já que funcionando bem o motor consome menos. Além disso, gasolina, etanol ou diesel adulterados podem trazer sérios danos para o veículo. Por isso, prefira sempre abastecer em postos de combustíveis de confiança.

Usar aditivos para o motor

MITO – Os postos de combustível tentam ampliar os seus ganhos vendendo produtos variados. Uma das tentativas mais usuais é “empurrar” aditivos na hora em que você está parado em frente à bomba, abastecendo.

Os aditivos servem para impedir a formação de compostos químicos que, com o tempo, atrapalham o bom funcionamento do motor e realmente podem fazer com que o motor consuma menos – o mesmo efeito tem providenciar a limpeza dos bicos injetores na oficina mecânica periodicamente. Mas não têm relação direta com a economia de combustível.

Usar gasolina de maior octanagem

MITO – A maior octanagem do combustível ajuda no desempenho do veículo, já que o combustível é mais resistente à detonação provocada pela faísca da vela, resultando em mais potência. Mas isso não significa economia de combustível.

Além disso, o desempenho só melhora, de fato, em veículos que usam motores de alta compressão, como carros esportivos. Se você tiver uma Porsche ou uma Ferrari, vale a pena. 

Por outro lado, motores 1.0 aspirados não obtêm nenhum ganho da alta octanagem, já que não trabalham com alta compressão.

Não acelerar de forma brusca

VERDADE – Aumentar a velocidade de forma progressiva ajuda no melhor desempenho do motor. Por isso, não é indicado acelerar bruscamente.

Alto consumo do veículo pode indicar hora de trocar o filtro de ar

Ilustrativa (Foto: Divulgação)

Diminuir a velocidade antes de frear

VERDADE – Quando for parar em algum semáforo, por exemplo, o ideal é tirar o pé do acelerador com antecedência e deixar que o motor reduza a velocidade do carro sozinho, e só depois frear. Tirar o pé do acelerador com antecedência ajuda no trabalho do motor, o que significa economia de combustível.

Andar sempre em marcha alta

VERDADE – Como premissa, a atitude é verdadeira. Andar sempre em marcha alta, mantendo o giro baixo, ajuda a economizar. Mas isso não significa que você deva fazer isso em qualquer situação.

O importante é manter a marcha compatível ao giro do motor, pois isso faz com que o propulsor trabalhe na frequência adequada e, assim, não use mais combustível do que o necessário.

Se o seu veículo tem um conta-giros, tente fazer com que o motor trabalhe em rotação próxima à da medida de torque máximo. Dessa forma, dá para garantir que se está aproveitando o melhor desempenho do motor.

No caso de veículos com câmbio automático, a dica é evitar arrancadas bruscas e, quando o carro estiver parado, colocar na posição N (Neutro).

Colocar o carro em ponto morto nas descidas

MITO – Além de falso, esse hábito significa um risco à segurança e ainda é infração de trânsito. A “banguela” até tinha algum efeito nos motores antigos, a carburador, que paravam de receber combustível em ponto morto.

Os motores com injeção eletrônica de hoje entendem a falta de aceleração como um sinal de que irão “morrer” – assim, o sistema segue injetando combustível.

(Foto: Shutterstock)

Desligar o ar-condicionado e abrir as janelas

DEPENDE – É do conhecimento de quase todos que o ar-condicionado consome energia – ou seja, gasta combustível –, mas deixar de usá-lo para abrir as janelas nem sempre traz uma economia real.

Se você estiver em alta velocidade com as janelas abertas numa estrada, a resistência do ar será tão grande que irá obrigar o motor a gastar mais combustível para seguir adiante.

Evitar carregar itens muito pesados

VERDADE – O hábito de deixar itens pesados no carro desnecessariamente pode impactar no desempenho e, em consequência, no consumo excessivo de combustível. Certifique-se, então, de que o porta-malas não está carregado demais ou levando itens desnecessariamente.

Motor turbo é mais econômico

DEPENDE. Os motores turbos levam vantagem em relação aos aspirados no quesito economia de combustível, pois não demandam muita aceleração para atingir a potência desejada. Contudo, é preciso ficar atento, uma vez que essa condição é válida para um estilo normal de direção. Se você pisar muito no acelerador, o motor turbo acabará consumindo mais do que um aspirado.

As condições dos pneus afetam o consumo de combustível

Mantenha os pneus sempre calibrados (Foto: Shutterstock)

VERDADE – Rodar com os pneus murchos afeta negativamente o consumo de combustível, uma vez que se as rodas murchas prejudicam o contato e a relação de atrito do veículo com o solo e exigem que seja feito mais esforço para o carro se mover. Assim, mais combustível é gasto no processo. Por esse motivo, é fundamental manter os pneus sempre calibrados.

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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