Saiba quais são as diferenças entre o motor turbo e o motor aspirado 

Na hora da compra de um veículo, é necessário analisar todas as possibilidades. Além de avaliar o modelo, o combustível que alimenta seu motor e o custo de manutenção, é importante saber o que é melhor para o que você precisa: um modelo aspirado ou turbo?

Com a ajuda dos especialistas da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil, explicamos quais as diferenças, vantagens e desvantagens desses tipos de motor

Entenda as diferenças entre o motor turbo e o motor aspirado

Motor 1.0 Turbo do Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Stellantis)

As regulamentações relativas aos motores estão cada vez mais exigentes, principalmente no que tange às emissões de poluentes. Nos últimos anos, as montadoras precisaram se adaptar para produzir carros menos poluidores, sem que esses perdessem potência. Para isso, em muitos casos, o motor aspirado foi substituído por um motor turbo, mais moderno e eficiente.

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A criação do turbo não é tão recente quanto o seu uso em larga escala. O primeiro motor turbo surgiu em 1905, na Suíça, criado pelo engenheiro Alfred Büchi, que o descreveu, em sua patente como “uma máquina reciprocante pela qual a energia dos gases expelidos pelo motor aumentaria o fluxo da mistura ar-combustível”.

Como funciona o motor turbo

Turbocompressor (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz AMG)

O turbocompressor, também conhecido turbocharger, é um equipamento adicionado aos motores de combustão interna que aproveita os gases de escape para injetar ar nos cilindros.

Ligado ao coletor de escape, o turbocompressor aproveita a energia dos gases de escape, gerados no motor, para girar uma turbina conectada por um eixo a um rotor que tem a função de bombear ar para os cilindros. Esse rotor é um compressor centrífugo, responsável por capturar o ar atmosférico e comprimi-lo na entrada da admissão do motor através de mangueiras de alta pressão.

Enquanto no motor aspirado o ar é naturalmente admitido por conta da movimentação dos pistões, no motor turbo o ar entra sob pressão. Mais ar significam mais moléculas de oxigênio, permitindo a entrada de mais combustível.

No entanto, ao contrário do que o senso comum poderia indicar, mais combustível não significa maior consumo. Muito pelo contrário: com uma mistura ar/combustível mais densa nas câmaras, as explosões são mais potentes, permitindo ao motorista exigir menos do acelerador.

Em resumo, o motor turbo tem como objetivo queimar o combustível de forma mais eficiente para alcançar uma maior explosão, alcançando torque e potência maiores. Devido à introdução do ar pressurizado na câmara de combustão, toda a energia que seria perdida através do escapamento é usada de forma mais efetiva, resultando, ainda, menores emissões de gases.

Vantagens e desvantagens

Diferença entre motores turbo e aspirado
Motor turbo demanda maior cuidado com manutenções (Foto: Pixabay)
  • O motor turbo oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso do motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios fique em clara desvantagem.
  • Com o motor turbo é necessário fazer mudanças de marcha para chegar ao limite da aceleração, enquanto em um modelo aspirado é possível conduzir com folga suficiente em marchas longas.
  • Num modelo com motor turbo, o motorista terá em suas mãos uma direção mais enérgica e agressiva, enquanto os modelos aspirados oferecem uma maior suavidade.
  • Com relação ao consumo de combustível encontramos diferenças notáveis entre um motor e outro. É verdade que, na média, o motor turbo apresenta um menor consumo comparado com o motor aspirado. No entanto, se constantemente submetermos o motor turbo à velocidade máxima, o custo do combustível será maior – os motores aspirados não são muito suscetíveis à aceleração, o que reflete um consumo menor na potência máxima.
  • Existe um mito que motores turbo duram menos que os aspirados. Apesar de exigir mais de seus componentes, os modelos que vem de fábrica com esse tipo de conjunto motriz são projetados justamente para aguentar o tranco. Inclusive, motores com turbina tem a missão de atender os mesmos requisitos de durabilidade de modelos aspirados.
  • Mas a manutenção do motor turbo é mais complexa, visto que funciona com temperaturas mais altas. Com isso, problemas nesse tipo de propulsor podem sair mais caros de consertar.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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