Mito ou verdade? Confira mentiras que você sempre acreditou sobre o motor do seu carro

Mito ou verdade? Confira mentiras que você sempre acreditou sobre o motor do seu carro e que o especialista Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou vai ajudar a desmentir.

Você já escutou alguma “verdade” sobre o motor do seu carro e se perguntou: mas será que é isso mesmo? Muita coisa mudou de uns tempos para cá e o que era verdade absoluta passou a ser mito. 

E para ajudar a elucidar se é mito ou verdade, chamamos o Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas. 

Confira algumas verdades e mentiras sobre o motor do seu carro:

Confira mentiras que você sempre acreditou sobre o motor do seu carro - Foto: Freepik
Confira mentiras que você sempre acreditou sobre o motor do seu carro – Foto: Freepik

1 – Carros mais velhos consomem mais combustível do que carros mais novos?

Verdade. Carros mais antigos, em sua maioria, apresentam dois fatores que os fazem mais “beberrões” que os mais novos. 

O primeiro é a alimentação de combustível via carburador e o segundo é a construção desses motores, que priorizam a durabilidade.

“Logo, com o avanço da tecnologia e também dos conceitos das fabricantes, os carros mais modernos tem uma capacidade de economia melhor em relação aos antigos”, explica Ian Faria. 

2 – O uso frequente do ar-condicionado afeta significativamente o desempenho do motor?

Mentira. O uso frequente do ar-condicionado pode impactar no consumo de combustível. No entanto, o motor só vai ter seu desempenho impactado no momento em que o ar-condicionado estiver ligado. 

Ian explica que para o ar funcionar o motor necessita girar o compressor do ar-condicionado, logo, isso é um “esforço” a mais para o motor, o qual pode impactar em sua eficiência quanto a potência e consumo. 

Uso frequente não compromete o motor - Foto: Freepik

3 – É necessário esperar o motor esquentar antes de dirigir em dias frios?

Verdade, mas não se aplica a todos os carros. O ato de ligar o motor e esperar que ele esquente é comum em carro antigo, sem injeção eletrônica ou sistema de aquecimento do óleo. 

Além disso, esses carros geralmente são movidos somente a etanol, cuja temperatura de combustão perfeita para movimentar os pistões é mais elevada do que a da gasolina. 

“Com isso, em casos assim, o indicado era ligar o carro e aguardar um pouco para que a temperatura do motor subisse, ajudando a melhorar a queima do combustível e garantindo que o carro não ficaria falhando ou desligando sozinho”. 

Leia também:

5 cuidados essenciais com o carro que até mesmo os bons motoristas esquecem

4 – Carros automáticos são menos eficientes em termos de consumo de combustível do que carros manuais?

Depende. Essa afirmação só é verdadeira se considerarmos apenas os carros automáticos mais antigos. 

Isso ocorre porque esses carros apresentavam um número reduzido de marchas em relação aos câmbios manuais, assim o motor trabalhava em uma zona de esforço maior, levando a mais consumo de combustível. 

Porém, os modelos mais novos podem até apresentar um cenário totalmente diferente. São mais modernos e tecnológicos, fazendo com que o consumo dos automáticos seja menor.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA