Mito ou verdade? Confira mentiras que você sempre acreditou sobre o motor do seu carro

Mito ou verdade? Confira mentiras que você sempre acreditou sobre o motor do seu carro e que o especialista Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou vai ajudar a desmentir.

Você já escutou alguma “verdade” sobre o motor do seu carro e se perguntou: mas será que é isso mesmo? Muita coisa mudou de uns tempos para cá e o que era verdade absoluta passou a ser mito. 

E para ajudar a elucidar se é mito ou verdade, chamamos o Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas. 

Confira algumas verdades e mentiras sobre o motor do seu carro:

Confira mentiras que você sempre acreditou sobre o motor do seu carro - Foto: Freepik
Confira mentiras que você sempre acreditou sobre o motor do seu carro – Foto: Freepik

1 – Carros mais velhos consomem mais combustível do que carros mais novos?

Verdade. Carros mais antigos, em sua maioria, apresentam dois fatores que os fazem mais “beberrões” que os mais novos. 

O primeiro é a alimentação de combustível via carburador e o segundo é a construção desses motores, que priorizam a durabilidade.

“Logo, com o avanço da tecnologia e também dos conceitos das fabricantes, os carros mais modernos tem uma capacidade de economia melhor em relação aos antigos”, explica Ian Faria. 

2 – O uso frequente do ar-condicionado afeta significativamente o desempenho do motor?

Mentira. O uso frequente do ar-condicionado pode impactar no consumo de combustível. No entanto, o motor só vai ter seu desempenho impactado no momento em que o ar-condicionado estiver ligado. 

Ian explica que para o ar funcionar o motor necessita girar o compressor do ar-condicionado, logo, isso é um “esforço” a mais para o motor, o qual pode impactar em sua eficiência quanto a potência e consumo. 

Uso frequente não compromete o motor - Foto: Freepik

3 – É necessário esperar o motor esquentar antes de dirigir em dias frios?

Verdade, mas não se aplica a todos os carros. O ato de ligar o motor e esperar que ele esquente é comum em carro antigo, sem injeção eletrônica ou sistema de aquecimento do óleo. 

Além disso, esses carros geralmente são movidos somente a etanol, cuja temperatura de combustão perfeita para movimentar os pistões é mais elevada do que a da gasolina. 

“Com isso, em casos assim, o indicado era ligar o carro e aguardar um pouco para que a temperatura do motor subisse, ajudando a melhorar a queima do combustível e garantindo que o carro não ficaria falhando ou desligando sozinho”. 

Leia também:

5 cuidados essenciais com o carro que até mesmo os bons motoristas esquecem

4 – Carros automáticos são menos eficientes em termos de consumo de combustível do que carros manuais?

Depende. Essa afirmação só é verdadeira se considerarmos apenas os carros automáticos mais antigos. 

Isso ocorre porque esses carros apresentavam um número reduzido de marchas em relação aos câmbios manuais, assim o motor trabalhava em uma zona de esforço maior, levando a mais consumo de combustível. 

Porém, os modelos mais novos podem até apresentar um cenário totalmente diferente. São mais modernos e tecnológicos, fazendo com que o consumo dos automáticos seja menor.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA