MG U9: nova picape chinesa quer brigar pela liderança com Hilux
Mais uma picape chinesa deve desembarcar no Brasil este ano: a MG U9. Conheça a nova picape chinesa quer brigar pela liderança com Hilux.
A briga no segmento de picapes médias no Brasil promete esquentar ainda este ano. Após a GWM confirmar a Poer e a Saic apostar na Maxus Terron, outra chinesa quer dar as caras por aqui: a MG com a nova picape chinesa MG U9.
O modelo chega com a ambição de desafiar a hegemonia de modelos consagrados como a Toyota Hilux, Ford Ranger, VW Amarok e quem mais aparecer pela frente. Para isso vem com uma forte motorização a diesel e, posteriormente, uma versão elétrica plug-in.
MG U9: nova picape chinesa quer brigar pela liderança com Hilux
A MG U9, é na prática, uma versão renomeada da LDV Terron 9, outra marca do Grupo Saic. Essa sinergia entre as marcas reflete no design, com as diferenças entre os modelos se limitando à grade frontal cromada, às rodas e aos emblemas.
A carroceria, a plataforma e a estrutura principal são compartilhadas, o que otimiza a produção e desenvolvimento.
A construção da carroceria é chamada pela montadora como “semi-monobloco”, em que a caçamba não é separada pelo restante da picape, mas utiliza um chassi tradicional por baixo, equilibrando rigidez e conforto.
Com quase 5,5 metros de comprimento e 3,3 metros de distância entre-eixos, a MG U9 se posiciona diretamente contra as picapes médias tradicionais.
O visual aposta em uma estética robusta e moderna. A dianteira se destaca pela grade imponente com detalhes cromados e os faróis verticais, enquanto os arcos de roda alargados conferem um visual mais agressivo.
O interior rompe um pouco o padrão mais funcional das picapes tradicionais, apresentando um painel de instrumentos digital integrado a uma central multimídia e uma única tela horizontal.
Não há botões físicos para comandos como ar-condicionado e o console central elevado demonstram essa proposta de modernidade.
Diesel e plug-in
A princípio, a U9 chega ao Brasil com um motor turbodiesel de 2.5 litros de 223 cv de potência e 52,8 kgfm de torque, associado à transmissão automática de oito marchas. A única versão vendida aqui terá cabine dupla e tração 4×4, sem opção de chassi-cabine.
Em 2026, chega a versão híbrida plug-in, uma variante da eTerron 9, com uma bateria de 102 kWh e um conjunto elétrico que gera ao todo 436 cv e autonomia estimada de 430 km com uma única carga.
A marca não divulgou a capacidade de reboque da U9, mas espera-se respeitáveis 3.500 kg.
O que achou da picape chinesa? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Nova VW Amarok terá picape chinesa como base
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.