Mercedes-Benz certificará sistema de condução autônoma; entenda
A partir de 17 de maio, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar o sistema de condução autônoma DRIVE PILOT. Veja detalhe e fotos !
A partir de 17 de maio, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar o sistema de condução autônoma DRIVE PILOT (SAE Nível 3) que pode ser encomendado como opcional para o Classe S e para o EQS na Alemanha.
Isso torna a Mercedes-Benz o primeiro fabricante de automóveis do mundo com uma certificação internacional válida para condução autônoma a oferecer tal sistema como uma opção de fábrica para veículos de produção em série. Saiba mais.
Mercedes-Benz é o primeiro fabricante de automóveis a certificar um sistema de condução autônoma SAE nível 3
O DRIVE PILOT permite que os clientes entreguem a tarefa de condução ao sistema, sob certas condições, em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h.
DRIVE PILOT
Após ativado, o DRIVE PILOT controla a velocidade e a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa. O perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito são analisados e levados em consideração. O sistema também reage a situações de trânsito inesperadas de forma independente, por exemplo por meio de manobras evasivas dentro da pista ou por meio de manobras de frenagem.
O sistema de condução autônoma da Mercedes-Benz SAE Nível 3 baseia-se na tecnologia de detecção do veículo do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais. Estes incluem principalmente radar, LiDAR (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, mas os sensores de ultrassom e umidade também fornecem dados valiosos.
Paralelamente ao sucesso do lançamento do DRIVE PILOT na Alemanha, a Mercedes-Benz pretende obter a homologação para os estados norte-americanos da Califórnia e Nevada até o final do ano, desde que a situação legal permita a operação do sistema.
SAE Nível 3
De acordo com SAE Nível 3, a operação em modo autônomo requer um projeto de sistema que deve permitir que qualquer eventual mau funcionamento seja gerenciado com segurança. Toda a arquitetura inclui o sistema de freio, a direção, a fonte de alimentação, bem como partes da tecnologia de sensores, como as de conscientização ambiental e cálculo da dinâmica de direção.
A bateria, o motor de direção, os sensores de velocidade das rodas e os diversos algoritmos utilizados pelo sistema para calcular os dados também possuem redundância.
A localização exata de um Mercedes-Benz equipado com DRIVE PILOT é determinada usando um sistema de posicionamento de alta precisão que é muito mais poderoso que os sistemas GPS convencionais.
Além dos dados anônimos coletados pelo sistema LiDAR (Light Detection and Raging), câmera, radar e sensores de ultrassom, um mapa digital HD fornece uma imagem tridimensional da estrada e arredores com informações sobre a geometria da estrada, características, sinais de trânsito e eventos especiais de tráfego (por exemplo, acidentes ou obras).
A Mercedes-Benz está garantindo que a nova tecnologia seja colocada na estrada de maneira legalmente compatível. Engenheiros, advogados, responsáveis pela proteção de dados e especialistas em ética trabalharam juntos no processo de desenvolvimento.
Uma base para a condução autônoma é fornecida por mecanismos de controle adicionais, por exemplo: funções relevantes para a segurança, como detecção de pedestres, os engenheiros da Mercedes-Benz deliberadamente não usam algoritmos, para abordagens de autoaprendizagem.
Lei de Trânsito Rodoviário (StVG)
Com a criação da Lei de Trânsito Rodoviário (StVG) para sistemas de nível 3 em 2017, a Alemanha foi o primeiro país a criar uma base legal para o uso desses sistemas. O regulamento de aprovação técnica com o qual tal sistema pode ser certificado entrou em vigor só no início de 2021.
Desde então, ele pode ser implementado na Europa – uma oportunidade que a Mercedes-Benz foi rápida e a primeira fabricante a aproveitar. A marca é a primeira empresa automotiva do mundo a atender aos exigentes requisitos legais do Regulamento Nº 157 da ONU para um sistema de Nível 3.
Em detalhes, isso resulta em requisitos para o veículo e deveres para o motorista: no modo de condução automatizada, o veículo deve dominar a tarefa de direção com segurança e cumprir todas as regras de trânsito.
Com inúmeras inovações técnicas, a Mercedes-Benz estabelece constantemente a referência em segurança automotiva desde que inventamos o automóvel em 1886, e segurança é um dos valores centrais da marca.
A empresa oferece sistemas avançados de assistência ao motorista (SAE Nível 2) em seus veículos há vários anos, que facilitam situações do dia a dia e auxiliam no controle de velocidade e distância, direção ou mudança de faixa, por exemplo.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.