Mercado de usados e seminovos segue em alta, apontam startup’s
Mercado de carros usados e seminovos registrou alta em suas vendas. E isso vale tanto para lojistas quanto para startup's. Veja os números!
Os últimos meses estão sendo muito bons para uma parte do mercado automotivo. Diversas lojas de carros usados e seminovos registraram uma alta em suas vendas. O mesmo acontece com as startup’s. Algumas tiveram um bom crescimento na comercialização de veículos. Enquanto isso, outras oferecem serviços especiais.
Mercado de usados e seminovos segue em alta, apontam startup’s
E esse número vai de encontro com os dados divulgados pela Fenabrave. De acordo com ela, cerca de 5,45 milhões de veículos foram vendidos nos primeiros seis meses do ano. Os números se mostram maiores quando comparamos com o último ano.
No primeiro semestre do ano passado, o número de unidades vendidas foi de 3.346.928. Ou seja, um esse ano tivemos um aumento de 62,88%. É possível notar também que o número de vendas de carros usados é o maior que o de 0km.
E quem comemora são os revendedores, startup’s e outras empresas que trabalham no setor. Uma delas é a Carupi. Em abril, suas vendas subiram 55%. Enquanto isso, na plataforma OLX, o número de negoiciações feitas no site creceram 33% nos primeiro semestre. Claro, sem falar daquelas que oferecem serviços para os os proprietários. A Dryve oferece licenciamentos, por exemplo.
Enquanto isso, um estudo realizado pelo site de classificados Webmotors mostrou que os brasileiros estão engajados em comprar ou trocar seus veículos. De todas as pessoas entrevistadas que possuem um carro, 86% preferem um veículo usado. A porcentagem é maior entre aquelas que não possuem um automóvel (94%).
Leia mais: Carros PCD da Toyota voltam a ser vendidos; veja quais são os modelos
Motivos
Alguns fatores podem explicar esse momento. Os preços dos veículos novos estão cada vez mais altos. No começo do mês passado, a Kelley Blue Book Brasil (KBB Brasil) divulgou um levantamento curioso. Ele mostrava que boa parte dos carros mais baratos do País teve um aumento em seus preços. O Fiat Mobi, por exemplo, teve uma variação de 15,8%.
Além disso, a crise dos semicondutores está deixando o mercado instável. Várias marcas estão paralisando suas produções. A Chevrolet é um exemplo disso. Hyundai, Volkswagen e Renault também foram afetadas.
Mas nem tudo são flores
Apesar de estarem na crista da onda. O mercado de carros usados também passaram por problemas entre janeiro e junho de 2021. Um deles é o aumento dos preços. De acordo com a KBB Brasil, eles aumentaram 13,04%.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.