Memória: há 20 anos, Fiat lançava Brava no mercado brasileiro
Sucessor do Tipo, o Fiat Brava foi lançado no mercado brasileiro em 1999. Membro da família Marea, o hatch médio chegou ao País apenas na versão de quatro portas, contrariando a ideia inicial da montadora, já que o plano era trazer o Bravo, versão de duas portas, como importado. A disparada do dólar, entretanto, fez com que apenas o modelo mais versátil fosse lançado e com direito a produção nacional.
Fiat Brava: trajetória
Se o Tipo ficou marcado por conta de suas linhas quadradas, o Brava apostava em um visual mais aredondado. A dianteira era inspirada na do Marea, enquanto que a traseira tinha a característica lanterna em três elementos.
Inicialmente, o hatch foi oferecido com o motor 1.6 16v de 106 cv de potência e 15,1 kgfm de torque máximo. O modelo HGT, com apelo mais esportivo, surgiu em 2000. Ele utilizava o propulsor 1.8 de 132 cv de potência e 16,7 kgfm de torque.
LEIA MAIS: Chevrolet rebatiza Onix Joy no site; veja outros carros que mudaram de nome
Mesmo tendo um bom pacote de equipamentos, o Brava teve apenas 43 mil modelos fabricados no Brasil entre 1999 e 2003. Como ele só chegou ao mercado nacional quatro anos após o lançamento europeu, o Stilo, seu sucessor, estreou no velho continente em 2001, chegando às terras tupiniquins um ano depois.
O projeto mais moderno do Stilo fez com que o Brava perdesse terreno, se despedindo do mercado já em 2003, com apenas quatro anos de trajetória.
Na galeria, veja algumas fotos do Fiat Brava.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.