Medo de ficar “na mão” com os carros elétricos está acabando, diz estudo

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Genebra mostra que motoristas estão perdendo o receio de ficarem  parados por falta de energia com carros elétricos. A perda do medo pode ter acontecido por uma série de fatores, como o aumento da autonomia dos carros e o crescimento do número de estações de recarga em rodovias. Veja mais.

carros elétricos
Veja o que diz um estudo da Universidade de Genebra sobre os motoristas que não têm mais medo da energia do carro acabar (Foto: Unsplash.com)

Donos de carros elétricos estão perdendo o medo da bateria do veículo acabar, diz estudo

O estudo foi publicado pela revista Nature Energy. Além disso, de acordo com a pesquisa, o medo de o motorista do carro elétrico não conseguir chegar ao seu local está caindo mesmo em casos de longos percursos.

carros elétricos
Foto: Unsplash.com

A pesquisa feita pela universidade foi realizada tendo como base entrevistas realizadas com 2.000 motoristas. No caso, estamos falando de motoristas que possuem carros 100% elétricos os Estados Unidos e da Alemanha. O estudo trouxe outros resultados interessantes que ajudam a entender a relação dos motoristas com seus veículos.

VEJA TAMBÉM

Segundo a pesquisa, por exemplo, muitos condutores chegam a subestimar a capacidade de alcance de seus veículos elétricos. Isso levando em conta as necessidades anuais de mobilidade dos entrevistados. Isso também teria feito com que a procura de veículos com um maior alcance tenha aumentado.

Além de estar relacionada à diminuição da vontade das pessoas em comprarem um carro desta categoria. Além disso, 30% das pessoas entrevistadas pensavam, de forma errada, que as baterias utilizadas em carros elétricos não conseguiam cobrir os seus trajetos.

Foto: Unsplash.com

Outro dado mostra que 90% das viagens realizadas pelos motoristas podiam ser feitas com veículos elétricos cuja autonomia seja de 200 km. No Brasil, alguns modelos estariam compatíveis com esta quilometragem. Dentre eles, podemos destacar o Audi e-tron, que possui um alcance de 436 km. O Fiat 500e possui uma autonomia de 320 km.

Com relação aos 10% restantes, uma preocupação: esta é a porcentagem das viagens que seriam afetadas pela dificuldade em achar estações para recarregar.

O que pode ser feito para melhorar?

carros elétricos
Foto: Pixabay.com

O estudo tem o objetivo de mostrar o quão importantes são os fatores psicológicos na hora de adotar um carro 100% elétrico. Ainda mais porque as chamadas “barreiras financeiras e tecnológicas” foram tiradas.

Quem diz isso é o autor da pesquisa Mario Herberz. Mas é possível superar toda essa ansiedade? Bom, o próprio Herberz falou sobre o assunto.

“Para superar a ansiedade da autonomia basta informar as pessoas. Explicando como as coisas realmente são, muitos motoristas entendem que o carro elétrico agora é adequado para atender às suas necessidades.

A experiência também ajuda, porque uma vez que você dirige um carro elétrico você descobre que certos problemas que você pensou serem insuperáveis são fáceis de resolver.”

Foto: Pixabay.com

Vale ressaltar que ansiedade já foi considerada um obstáculo para a compra de carros elétricos. O mercado de carros elétricos vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. De acordo com números da Agência Internacional de Energia (AIE), foram vendidas 6,6 milhões de unidades vendidas em 2021.

Os números devem aumentar nos próximos anos. Uma pesquisa da consultoria norte-americana AlixPartners mostra que as vendas de carros elétricos podem representar 33% do mercado mundial até 2028. Enquanto isso, até 2035, a porcentagem será de 54%.

Com informações de Nature Energy/InsideEVs

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar