Borracha, aço e nylon: conheça os materiais usados para fabricar pneus
A borracha é apenas um dos materiais usados para fabricar pneus. Além dela, os itens contam com componentes como talão, lona têxtil
A borracha é apenas um dos elementos para fabricar pneus. Além dela, os itens contam com componentes como talão, lona têxtil, lonas de aço e liner. A fabricante de pneus Dunlop preparou um guia especial que mostra todos os elementos usados na produção de seus produtos sem emendas.
Materiais usados para fabricar pneus
1. Cinturão têxtil
Localizado logo abaixo da banda de rodagem, esse componente é responsável por garantir a uniformidade do pneu em altas velocidades.
2. Cintas de aço
As cintas de aço garantem a área de contato necessária entre o pneu e o solo, com a função de estabilizar e suportar cargas em movimento.
3. Banda de rodagem
Essa é a parte do pneu que fica em contato com o solo. Sua função é garantir aderência, tração, estabilidade e segurança por meio de seu desenho e componentes. Tudo sem emendas, o que oferece mais performance, economia e conforto.
4. Ombros
Os ombros são os apoios que os pneus têm nas curvas e manobras. Localizados entre a parede lateral e a banda de rodagem, são eles que oferecem maior controle nas pistas.
LEIA MAIS: Descubra o porquê dos pneus serem pretos
Garagem360 visita fábrica de reforma de pneu de carga
5. Liner
O liner é a camada mais interna dos pneus sem câmara. Sua função é reter o ar dentro do pneu. Nos pneus Dunlop, o liner é produzido sem emendas, isso garante mais resistência e qualidade para a área interna.
6. Talões
Os talões são feitos de fios de aço de alta resistência, que mantêm o pneu fixado ao aro da roda. Uma solução simples, mas muito importante para a segurança dos pneus e do veículo.
7. Parede lateral
A função da parede lateral do pneu é garantir conforto e possibilitar que a banda de rodagem esteja sempre em contato com o solo. Para isso, as laterais dos pneus Dunlop são fabricadas com borracha sem emendas com alto grau de flexibilidade e resistência.
8. A Tecnologia da carcaça
A carcaça é responsável por garantir a estrutura e sustentação do pneu. Ela pode ser composta por diferentes materiais (como nylon, poliéster e outros componentes) que oferecem resistência à pressão, peso e choques.