Marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën podem ter novos carros híbridos a partir do ano que vem

A Stellantis, grupo automotivo que dono de algumas das principais montadoras do país, anunciou seus planos para carros híbridos em 2024. Veja. 

A Stellantis, grupo automotivo que administra algumas das principais montadoras em atuação no país, anunciou seus planos para carros híbridos em 2024. Veja.

Marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën terão novos carros híbridos a partir do ano que vem

Confira a nova tecnologia da Stellantis que trará atualizações para algumas das principais montadoras do país (Foto: Divulgação)

Carros híbridos da Stellantis em 2024

A Stellantis anunciou nesta terça-feira (1) na fábrica de Betim, em Minas Gerais, uma novidade que impactará o futuro dos veículos elétricos a partir do próximo ano. 

Através da tecnologia ‘’Bio-Hybrid’’, a Stellantis combinará propulsão térmica flex e elétrica em plataformas a serem adotadas em novos carros híbridos no Brasil. 

Com a novidade, marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën e outras montadoras que pertencem ao grupo entram no radar de possíveis novidades envolvendo modelos híbridos em 2024. 

Nova tecnologia

A tecnologia Bio-Hybrid nada mais é do que uma  tecnologia de motopropulsão híbrida, que combina energia térmica flex e eletrificação. 

A alternativa foi testada em três plataformas correntes da empresa e poderão ser adotadas de modo flexível na gama de marcas e produtos. 

As plataformas híbridas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e parceiros. 

Marcas como Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën terão novos carros híbridos a partir do ano que vem

Confira a nova tecnologia da Stellantis que trará atualizações para algumas das principais montadoras do país (Foto: Divulgação)

Palavra do presidente

Para Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul, a novidade será responsável por significativos ganhos de eficiência energética e economia de combustível. 

“Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, afirma Filosa. 

O desenvolvimento das novas tecnologias ocorre juntamente com o plano da Stellantis, Dare Forward 2030, que prevê a descarbonização da empresa até 2038, com redução das emissões em 50% em 2030. 

Nacionalização de tecnologias

O desenvolvimento das plataformas Bio-Hybrid começaram no ano passado, com a criação do Bio-Electro.

A plataforma é destinada a acelerar tecnologias de motopropulsão baseadas na hibridização, combinando eficiência térmica e eletrificação.

O Bio-Electro está baseado em três pilares:

  • Academy: abrange informação, formação e recrutamento
  • Lab: incubação de ideias e desenvolvimento de ecossistema
  • Tech: materialização de soluções e da inovação

Além disso, a tecnologia Bio-Hybrid é de aplicação flexível e pode equipar vários modelos produzidos pela Stellantis.

Da mesma forma, é compatível com as linhas de produção das três plantas da empresa no país: Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE).

Aqui tem mais sobre o assunto: BYD pode ter carro elétrico mais barato que Dolphin e Seal a partir do ano que vem

Plataformas de mobilidade para o país

Em sua rota de descarbonização, a Stellantis possui quatro plataformas para aplicação no Brasil. São elas:

  • Bio-Hybrid
  • Bio-Hybrid e-DCT
  • Bio-Hybrid PLUG-IN
  • BEV (100% Elétrica)

“Cada uma destas tecnologias tem sua aplicação e, juntas, atendem a todas as faixas de consumidores, tornando acessíveis os sistemas híbridos baseados na combinação da propulsão térmica flex com a eletricidade”, explica Marcio Tonani, vice-presidente do Tech Center da Stellantis na América do Sul.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA