Marca do Grupo Renault confirma 7 novos carros IMPRESSIONANTES, “garagem dos sonhos”

Marca que se tornou unidade de negócios independente do Grupo Renault terá sete novos modelos, todos eles 100% elétricos, até 2030.

Fundada em 1955, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Depois de sua reorganização em 2021 como uma unidade de negócios independente do Grupo Renault, a marca se prepara para colocar no mercado sete novos modelos, todos eles 100% elétricos, até 2030.

Conheça os planos do Grupo Renault para a marca Alpine brilhar no segmento de carros elétricos

Marca do Grupo Renault confirma 7 novos carros IMPRESSIONANTES, "garagem dos sonhos"

O atual Alpine A110 ganhará nova geração 100% elétrica (Foto: Divulgação/Renault Group)

Segundo o Grupo Renault, a Alpine vai entrar em uma nova fase de crescimento. A partir de 2024, o lançamento dos novos modelos 100% elétricos vai permitir que a marca aumente a receita e atinja o ponto de equilíbrio a partir de 2026. 

Já a partir de 2027 será iniciada uma fase de expansão mundial, apoiada por uma gama de modelos adaptados a novos mercados, incluindo os Estados Unidos, contribuindo para a melhoria da performance financeira e do valor da marca Alpine.

“Dois anos atrás, a Alpine estava em um beco sem saída, sem perspectivas claras. Desde então, fizemos da Alpine uma montadora de automóveis independente, reunindo diferenciais excepcionais: um polo de engenharia de primeira linha, um know-how único para a produção de alta qualidade e uma rede de distribuição em expansão”, resume Luca de Meo, CEO do Renault Group.

“Com a entrada da Alpine na F1, nós projetamos a marca em outro patamar, oferecendo a ela o prestígio e o reconhecimento associados à categoria máxima do automobilismo esportivo”, ressalta o executivo.

Marca do Grupo Renault confirma 7 novos carros IMPRESSIONANTES, "garagem dos sonhos"

Carro da Alpine no Mundial 2023 de F1 afirma o espírito esportivo da marca (Foto: Divulgação/Renault Group)

“Garagem dos Sonhos”

Nascida nas competições, a Alpine deve enfrentar uma série de desafios, incluindo se tornar 100% elétrica. Para isso, ela pretende se basear na experiência de seus técnicos e engenheiros, que estão entre os melhores especialistas mundiais do automobilismo esportivo.

Em primeiro lugar, a Alpine vai lançar a sua “Garagem dos Sonhos”, formada por modelos de produção em série 100% elétricos:

  • O A290 (hatch baseado na plataforma CMFB-EV do Renault 5 e Renault 4), um futuro compacto urbano esportivo elétrico cujo protótipo (A290_ß) foi revelado maio. O carro tem comercialização prevista para a partir de 2024.
  • Um crossover GT do segmento C (médios) chegará em 2025, sendo produzido na fábrica Alpine Dieppe Jean Rédélé (França).
  • A nova geração do A110, representante do legado e do know-how da marca, que vai se tornar 100% elétrico até o fim de 2026.
Marca do Grupo Renault confirma 7 novos carros IMPRESSIONANTES, "garagem dos sonhos"

O protótipo Alpine 290_ß será transformado em carro de produção (Foto: Divulgação/Renault Group)

A plataforma Alpine Performance Platform (APP) também vai aproveitar os recursos internos da empresa para realizar economias de escala. A APP servirá de base para o futuro A110 elétrico. Como é modulável, essa plataforma pode ser adaptada tanto no comprimento como na largura. 

A APP também será utilizada para novos veículos, incluindo um conversível inédito baseado no A110 e o novo A310, um cupê esportivo de quatro lugares.

Por fim, a Alpine vai lançar novos veículos dos segmentos D/E, seguindo sua estratégia da “Garagem dos Sonhos”.

Além da plataforma APP, a Alpine está desenvolvendo suas próprias tecnologias para modelos esportivos exclusivos, como o motor de combustão interna a hidrogênio ou o Alpine Dynamic Module (ADM), uma inteligência central que ocupa o coração da arquitetura eletrônica, permitindo melhorar a agilidade e a performance dos veículos.

“Essa gama completa de veículos esportivos vai consolidar a presença da Alpine em seus mercados principais, a Europa e o Japão. Ela servirá de trampolim para sua expansão internacional, principalmente os Estados Unidos e a Ásia, onde os novos modelos serão comercializados a partir de 2027”, pontua Laurent Rossi, CEO da Alpine.

A ideia, explica o executivo, é passar dos carros de nicho para uma marca completa e global.

Vendas da marca estão em alta

Em 2022, as vendas da Alpine atingiram um nível recorde, com uma alta de 33% em comparação com 2021. Quase sete anos após seu lançamento, o Alpine A110 é o carro esportivo mais vendido na França e figura entre os cinco primeiros no ranking de cupês esportivos na Europa. 

Em 2022, as três séries limitadas do modelo (A110 GT J. Rédélé, A110 Tour de Corse 75 e A110 R F. Alonso) foram vendidas em menos de 30 minutos. A carteira de pedidos em nível mundial chega a sete meses de vendas – que devem ultrapassar as 4.200 unidades até o final deste ano.

O número de pontos de venda duplicou em apenas dois anos, chegando a 140 no fim de 2022. As parcerias com a RedBird e a AutoNation nos Estados Unidos são um testemunho da atratividade da Alpine, em um país onde a marca tem grandes ambições. 

Além disso, a Alpine entrou pela primeira vez no top 150 das marcas mais valorizadas na França, chegando a 550 milhões de euros (R$ 2,9 trilhões).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA