Ícone automotivo: Ayrton Senna pode virar Patrono do Esporte Brasileiro 

Quem tem pouco mais de 30 anos deve ter alguma recordação dos domingos em que todo mundo se reunia para acompanhar as corridas de Fórmula 1, onde a grande estrela era o piloto Ayrton Senna. 

Ayrton Senna
PL quer tornar Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro. Foto: Instituto Ayrton Senna

Projeto de Lei quer tornar Ayrton Senna Patrono do Esporte Brasileiro 

Quem é um pouco mais velho, tem recordações melhores da ascensão do piloto Ayrton Senna, que acabou tendo um fim trágico em 1º de maio de 1994.

Para homenagear o maior automobilista que já levantou a bandeira do Brasil em um carro de corrida, um Projeto de Lei tem o intuito de tornar Ayrton Senna Patrono do Esporte Brasileiro. Entenda!

VEJA TAMBÉM

O Senado aprovou o PL 2793/2019, para nomeação do Ayrton Senna como patrono do esporte brasileiro. O Projeto de Lei é de autoria do deputado federal Filipe Barros (PL-PR), cuja pauta já foi protocolada na Câmara dos Deputados em 2019. Em dezembro do mesmo ano, o texto foi aprovado pela Comissão de Cultura da casa. 

Ayrton Senna foi tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores expoentes do esporte brasileiro e mundial. Em seu auge conquistou a afeição até mesmo de quem não era fã de automobilismo por seu talento, determinação e carisma. 

E é justamente isso que a PL quer enaltecer. O projeto de lei visa reconhecer o legado do piloto, a fim de mostrar às diferentes gerações sua importância para o esporte nacional. Além disso, a declaração de Senna como patrono do esporte brasileiro, além de ser uma forma de eternizar a história do ídolo, pode ajudar a promover o esporte no país.

Projeto de lei
Projeto de Lei pretende tornar o piloto patrono do esporte (foto: Freepik)

Como anda o projeto

O PL foi aprovado na Comissão de Cultura sem emendas à matéria e foi aprovado no Plenário do Senado, no dia 29/03 (quarta-feira) como relatório do  ex-senador Dário Berger à Comissão de Educação (CE). Agora o projeto segue para sanção do presidente da república. 

“Ayrton Senna foi um ídolo nacional. Durante o auge de sua atuação, ele representava uma das poucas esperanças de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Ele proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória. E, em cada conquista, fazia questão de demonstrar o seu orgulho de ser brasileiro”, ressalta o relator do Projeto na Câmara, Dário Berger.

Ainda não há data para apreciação da presidência, bem como para a aprovação do Projeto de Lei. Até lá, o piloto permanece presente na memória dos brasileiros. 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar