Marca chinesa junta as malas e se despede do Brasil
Marca chinesa junta as malas e se despede do Brasil. Veja qual é a marca e quantos veículos vendeu no Brasil em mais de um ano.
A aventura da Seres no Brasil chegou ao fim. A montadora chinesa, que havia iniciado suas operações em julho de 2023 no país, encerrou suas atividades em julho de 2024, deixando para trás um rastro de incertezas e poucas unidades vendidas.
O que vai acontecer com os clientes que compraram os carros da marca? Como ficam a garantia e assistência técnica? A empresa pretende voltar ao Brasil? Descubra no post.
O início promissor da marca chinesa
A Seres chegou ao Brasil com uma proposta inovadora: vender carros elétricos sem concessionárias, diretamente pela internet, como fez a GWM quando chegou aqui. A marca, parceira da gigante de tecnologia Huawei, apostava em um modelo de negócio disruptivo e na crescente demanda por veículos elétricos.
No entanto, a estratégia não vingou. A Seres logo voltou atrás e abriu duas lojas físicas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Mas nem mesmo a expansão para o varejo foi suficiente para impulsionar suas vendas.
A marca disponibilizou dois carros para o público brasileiro: o Seres 3 e o 5. O primeiro é um SUv compacto com medidas semelhantes às do Compass, motor de 163 cv e autonomia de pouco mais de 200 km.
Já o Seres 5 é um SUV com pegada mais esportiva, graças ao seu motor de 525 cv e 0 a 100 em 3,7 segundos. Ambos com a possibilidade de blindagem de fábrica.
Mesmo com veículos modernos, relativamente acessíveis, a montadora chinesa vendeu apenas oito carros no Brasil, um número muito baixo frente às suas ambições e do que foi evidenciado no resto do mundo. De acordo com a marca, 426.900 carros foram vendidos no mundo em 2024.
Site oficial fora do ar
A Seres parece ter se distanciado de vez do Brasil. O site oficial da marca está fora do ar, as redes sociais estão inativas e o telefone da sede da empresa não existe mais.
A Secretaria de Fazenda confirma o encerramento de CNPJs de filiais da Seres Brasil LTDA com o motivo “Baixada” por “Extinção por Encerramento Liquidação Voluntária”. Apenas o CNPJ do galpão da empresa em Itupeva – SP, onde chegam as peças dos carros, permanece ativa.
A Seres não retornou nossos contatos para esclarecer se pretende voltar ou como vai prestar assistência técnica aos consumidores.
Enquanto isso, quem adquiriu um dos modelos fica na incerteza sobre o suporte que receberão, pois estes podem não conseguir falar com a empresa, da mesma forma que a redação do Garagem360.
Leia também: Compra de veículos elétricos aumenta mais de 500% em 2024
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.