Manutenção correta do filtro de ar ajuda a economizar combustível; veja dicas 

A conjuntura atual, com o preços da gasolina e do diesel subindo quase que semanalmente, exige que o motorista busque como nunca economizar combustível. O que poucos sabem, porém, é que uma simples troca do filtro de ar do veículo, que auxilia no melhor rendimento do motor, pode ajudar no bem vindo alívio no bolso.

Filtro de ar: promove melhorias no desempenho e no consumo de combustível ( Foto: Shutterstock)

Mas, afinal, como o filtro de ar ajuda a economizar  combustível?

Uma combustão nada mais é do que uma reação exotérmica – aquela que libera calor, que é uma forma de energia – por meio da combinação de combustível e comburente, que, na enorme maioria das vezes, é o oxigênio.

O papel do filtro é impedir a passagem de impurezas que prejudicam, justamente, a queima ocorrida no motor do veículo, como explica Ricardo França, engenheiro e Coordenador Técnico de Combustíveis da Ipiranga.

VEJA TAMBÉM

“O filtro de ar é um equipamento com objetivo de filtrar o ar aspirado pelo motor antes de ele ser usado na mistura com o combustível, garantido que partículas de sujeira, como pólen, fuligem e poeira, não penetrem na câmara de combustão”, afirma França.

Segundo explica o engenheiro,  o filtro de ar influencia diretamente no desempenho da combustão: “um filtro sujo impactará no fornecimento adequado de ar para a mistura, gerando perda de desempenho no motor”, destaca.

(Foto: Shutterstock)

Fique atento à vida útil do filtro de ar do seu carro

Localizado sobre o motor, o formato do filtro de ar varia dependendo do veículo, como também o material do qual a peça é feita. Geralmente, é um equipamento com estrutura de metal ou plástico, em cujo interior está o elemento responsável por reter as partículas. O filtro costuma ser constituído de materiais sintéticos e naturais (papel), tendo uma estrutura microporosa, chamada de malha.

Ricardo França comenta ser difícil avaliar, visivelmente, a vida útil do filtro. O motorista deve consultar o manual do proprietário e sempre respeitar a recomendação do fabricante. Geralmente, o filtro de ar deve ser trocado entre 10.000 a 15.000 quilômetros rodados, o que costuma coincidir com a hora da troca do óleo do motor.

Porém, há fatores ambientas que podem reduzir esse período. “Lugares muito empoeirados, como estradas de terra batida, de fato, podem reduzir a vida útil do filtro de ar, saturando precocemente o elemento filtrante”, alerta o especialista.

Filtro de ar. ( Foto: flickr.com )

Atenção aos sinais de manutenção do filtro

França afirma que o próprio veículo sinaliza que talvez seja a hora de efetuar a troca do filtro. Por isso, é importante estar de olho em certos marcadores do automóvel. “Redução no desempenho do motor, consumo maior, perda de potência e dificuldades ao arrancar são alguns indicativos”, exemplifica.

Mas não é só o comburente (oxigênio) que precisa estar puro. O outro componente da equação, o combustível, precisa ser de qualidade para que o carro renda ao máximo. Sendo assim, procure sempre abastecer em postos de confiança. Preços muito abaixo do praticado pelo mercado, podem indicar combustível adulterado. Se desconfiar que foi vítima de fraude, denuncie.

carros com câmbio manual
Foto: De fato

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar