Mais uma polêmica pra conta: Tesla tem carta na manga para reduzir garantia de veículos

Mais uma polêmica pra conta: Tesla tem carta na manga para reduzir garantia de veículos. Veja o que aconteceu com os proprietários.

A Tesla volta ao centro de uma controvérsia, desta vez envolvendo alegações de manipulação no cálculo da quilometragem de seus veículos. A prática visa aumentar os quilômetros percorridos e reduzir a garantia de seus veículos. Entenda a polêmica!

Tesla pode estar usando sistema para reduzir garantia dos veículos

Uma ação judicial coletiva movida na Califórnia acusa a montadora de utilizar um algoritmo defeituoso que inflaciona a leitura do odômetro em uma margem significativa, variando entre 15% e 17%. 

O processo, liderado por Nyree Hilton, proprietária de um Model Y 2020 alega que essa prática seria uma “carta na manga” da Tesla para reduzir artificialmente o período de cobertura da garantia de seus carros, gerando custos adicionais aos proprietários. 

A alegação se baseia em uma patente da Tesla que detalha um método de conversão da energia elétrica consumida em registro de quilômetros rodados. 

De acordo com a ação, em vez de uma contagem direta da distância percorrida pelas rodas, o algoritmo da Tesla levaria em consideração fatores como comportamento de carregamento e as condições da estrada. 

Tesla pode estar usando sistema para reduzir garantia dos veículos - Foto: Divulgação
Tesla pode estar usando sistema para reduzir garantia dos veículos – Foto: Divulgação

 

A acusação é que essa metodologia, intencionalmente, superestima a quilometragem, fazendo com que o limite de garantia seja atingido mais rapidamente do que a distância real percorrida pelo veículo. 

Os proprietários alegam que os algoritmos utilizados pela empresa “inflacionam” a quilometragem real, sobretudo em situações de direção mais agressiva, em que o consumo de energia é maior. 

Perda da garantia

O caso de Nyree Hinton é emblemático: ela relata que o odômetro do seu Model Y usado pareceu quadruplicar inexplicavelmente, ultrapassando rapidamente o limite de garantia. 

Segundo ela, o carro foi adquirido com 59.992 km rodados. Pouco depois da aquisição, passou a ter problemas na suspensão e levou o carro para reparos.

No entanto, após o procedimento, ao monitorar sua quilometragem diária, Hinton notou o que chamou de “padrões peculiares” com picos anormais de quilometragem, mesmo mantendo uma rotina consistente de deslocamentos curtos.

Tesla Model Y - Foto: Divulgação
Tesla Model Y – Foto: Divulgação

 

No processo, Nyree alega que o carro começou a registrar uma média de mais de 116 quilômetros por dia — quase o quádruplo dos 32 quilômetros que esperava com base em seus hábitos de direção. 

Com o aumento repentino, o veículo ultrapassou o limite de 80.000 quilômetros da Garantia Limitada Básica de Veículos da Tesla, cuja cobertura é de quatro anos ou 80.000 quilômetros, o que ocorrer primeiro.

A Tesla ainda não se manifestou sobre o tema. 

O que achou? Responda nos comentários!

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Desesperado Musk dá desconto de R$ 65 mil em Tesla Model Y

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA