“Mais etanol na gasolina pode comprometer o funcionamento do carro”, diz engenheiro

Mudança anunciada pelo governo prevê que o combustível contenha 27% de álcool

O Ministério de Minas e Energia anunciou que a gasolina irá passar a contar com 27% de etanol anidro, em substituição aos 25% atuais, em sua mistura a partir da próxima segunda-feira (dia 16). Apesar de pequeno, o aumento pode causar efeitos negativos nos automóveis que utilizam somente este combustível.

“Qualquer variação na mistura pode afetar o funcionamento e o desempenho do motor”, alerta o engenheiro mecânico Henrique Pereira, da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE Brasil. O profissional explica que carros movidos exclusivamente à gasolina foram desenvolvidos para funcionar com uma determinada quantidade de etanol na mistura e, por isso, o aumento pode apresentar falhas de dirigibilidade, dificuldade de partida a frio, aumento nas emissões de gases e desgaste prematuro de alguns componentes.

Além disso, a modificação  irá refletir no consumo. “Embora pareça imperceptível, o motorista irá perder, em média, meio litro de autonomia do combustível no consumo a cada tanque cheio. Isso equivale dizer que ele deixará de rodar cerca de 3 km a 5 km com a nova fórmula”, afirma. O preço do combustível nos postos, no entanto, não deverá sofrer alta.

Aumento da produção

A adição de mais álcool, combustível que tem poder antidetonante e auxilia na limpeza do motor, foi defendida por empresas do ramo que viam a alteração como uma forma de amenizar a crise vivida pelo setor. O Brasil produz atualmente 12 bilhões de litros de etanol por ano, número que deverá subir para R$ 1 bilhão, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, por conta da alteração da sua quantidade na gasolina.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA