Mais detalhes do Toyota Yaris Cross são revelados
Mais detalhes do Toyota Yaris Cross são revelados, principalmente sobre a motorização. Saiba mais no post.
Um dos lançamentos mais aguardados para o próximo ano, o Toyota Yaris Cross teve novos detalhes revelados. O diretor de comunicação Roberto Braun em entrevista ao CBN AutoEsporte falou sobre o modelo que vai se posicionar no segmento mais concorrido do mercado nacional: o dos SUVs compactos.
Mais detalhes do Toyota Yaris Cross são revelados
Roberto Braun confirmou que o Yaris terá não só a motorização híbrido flex, mas também a motorização flex sem eletrificação, justamente para atender a diferentes perfis de consumidores e necessidades.
Ninguém confirmou, porém é quase certo que o Yaris Cross compartilhe do mesmo motor que os dois modelos Yaris presentes no Brasil — o 1.5 flex, com 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque.
O que já sabemos é que o Yaris terá a mesma tecnologia híbrida do Corolla, ou seja, o motorista não terá que conectá-lo à tomada ou outra fonte de energia, como os modelos plug-in. O próprio sistema vai recarregar as baterias com a energia cinética das frenagens e acelerações.
“A grande aposta para o Brasil é o híbrido flex. Os carros elétricos têm sua importância para a descarbonização — mas, hoje, ainda há o desafio da autonomia . Existem cerca de 9 mil pontos de recarga no país, sendo que 35% destes estão em São Paulo”, disse Braun.
Além dele, o outro sistema de propulsão é o 1.5 híbrido flex, uma evolução do atual 1.5 flex da família Yaris. Com código 2NR-VE, este novo propulsor apresenta melhorias de eficiência e até a possibilidade de ganhar a função start´stop para melhorar o consumo de combustível.
Também deve trabalhar em conjunto com o motor em ciclo Atkinson na variante híbrida (2NR-VEX ou 2NR-VBEX (versão flex), assim como o sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape.
Qual é a potência do motor do Yaris Cross?
Podemos esperar cerca de 91 cv e o torque em 12,3 kgfm (apenas o motor a combustão) e a ajuda do motor elétrico de mais 80 cv (5 cv mais potente do que o motor elétrico que equipa a linha Corolla), mas a potência final ainda é uma incógnita.
Em outros mercados, essa combinação desenvolve 106 cv de potência e 14 kgfm de torque, no entanto podemos esperar algo um pouco mais “poderoso”, visto a combinação com etanol.
Leia também:
Honda Civic 2025 passa por renovação no visual e conjunto motriz: veja o que mudou
E você, está esperando pelo Yaris Cross como a gente? Conte para nós o que acha da novidade nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Se colocarem o sistema start-stop vão estragar o carro.