Limite de insulfilm permitido por lei: saiba como usar a película 

Entenda quais são as regras para a utilização do insulfilm
Entenda quais são as regras para a utilização do insulfilm (Foto: Reprodução)
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A película automotiva, popularmente conhecida como insulfilm, é produzida com uma membrana de poliéster coberta com uma fina camada de metal. Quando aplicada no vidro do veículo, torna-se transparente e quase imperceptível ao olho humano. Hoje, o item é considerado um acessório de segurança por conta da sua proteção contra furtos e roubos.

O insulfilm – que, por sinal, é o nome da marca comercial de películas pioneira no mercado – protege os ocupantes do veículo da ação do sol em dias com raios muito fortes. Existem modelos que bloqueiam até 99% das emissões de raios UV, tornando-se aliados na prevenção a doenças de pele.

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As películas diminuem a visibilidade da parte de dentro do veículo. Isso ajuda na diminuição de vidros estourados – visto que os ladrões não conseguem identificar se existe eventualmente algum objeto de valor dentro do carro. Os fabricantes, recentemente, lançaram modelos denominados anti-vandalismo, que protegem quase como um vidro blindado – sem ser, no entanto, à prova de tiros. 

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Conheça as vantagens da película automotiva
Regras para a película automotiva são regulamentadas pelo Contran (Foto: Espaço Insulfilm)

As normas referentes ao limite de insulfilm estão presentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que, por sua vez, atribui a competência ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que avalia as normas de regulamentação referente a aplicação de películas de escurecimento.

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Em 2007, foi expedida a Resolução Contran nº 254, restringindo o uso de alguns modelos e estabelecendo porcentagens de visibilidade.

Respeitar a medida de insulfilm permitido é muito importante para que o motorista fique mais seguro enquanto dirige. O limite não foi fixado por acaso: o problema é que um vidro muito escuro pode causar acidentes, pois prejudica bastante a visão do condutor.

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Em lojas especializadas, os profissionais saberão exatamente qual a película mais indicada para o seu carro, seja em questão de visibilidade, seja em relação a cores. O mercado atual de insulfilm pode oferecer tonalidades que se adequem à cor do carro, como as verdes, pretas, espelhadas etc.

Limites permitidos

Insulfilm não pode bloquear mais do que 25% da luz do vidro dianteiro. Foto: Porto Seguro

Não são todas as películas que podem ser colocadas nos vidros dos carros. Há um limite máximo, pensando na visibilidade do motorista e na segurança de todas as pessoas, incluindo os passageiros e os pedestres.

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A verificação dos limites de transparência é feita por meio do luxímetro – um medidor que analisa a passagem de luz. Para que o aparelho funcione perfeitamente, ele deve estar regularizado e aprovado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Metrologia (Inmetro).

Confira abaixo esses limites:

  • Parabrisa – É permitido colocar película com escurecimento de até 25%. Ou seja, o grau de transparência deve ser de 75%. Caso esteja além do autorizado, você poderá ser parado, multado e obrigado a remover o insulfilm.
  • Vidros laterais utilizados para dirigir – o limite permitido é de 70% de transparência. Essas películas laterais podem ser mais escuras, mas também devem ter um mínimo de visibilidade.
  • Vidro traseiro – nele também deve ser respeitada a transparência de 70%.
  • Vidros laterais que não são utilizados na condução do veículo – a transparência permitida, neste caso, é de 28%.
  • Teto solar – não existe um limite para o vidro no teto do carro.
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Infração, multa e pontuação

Caso você seja flagrado, saiba que as penalidades por insulfilm irregular são pesadas:

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  • Valor da multa – R$ 195,23
  • Pontuação na CNH – cinco pontos
  • Outras penalidades – será necessário remover o insulfim do veículo e  este pode ser retido para regularização.

Com informações da corretora de seguros online Minuto Seguros.

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Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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