Essa é a infração que mais gerou multa entre junho e agosto

A infração que mais gerou multa em junho e agosto de 2023 com certeza irá te surpreender, mas talvez não da maneira que imagina. Isto porque os números são chocantes! Além disso, o levantamento mostra também que melhoramos bastante desde o ano passado.

Brasileiro ainda tem dificuldade em correr abaixo da velocidade máxima
Brasileiro ainda tem dificuldade em correr abaixo da velocidade máxima (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Infração que mais gerou multa em junho e agosto de 2023

A empresa Doutor Multas acaba de divulgar dados interessantes sobre as multas no trânsito brasileiro. Ela registrou um total impressionante de 22.074 autuações de trânsito em todo o país durante esse período.

Estas foram distribuídas entre 10.745 veículos, resultando em uma média de 2,05 multas para cada automóvel envolvido. Entre as principais infrações que mais geraram multas, destacam-se as seguintes:

VEJA TAMBÉM

  1. Transitar em velocidade superior à máxima permitida: 10.306 autuações
  2. Avançar o sinal vermelho ou a parada obrigatória: 1.367 autuações
  3. Transitar em locais e horários não permitidos: 990 autuações
  4. Transitar com o veículo em faixa ou via exclusiva: 709 autuações

Fica muito óbvio assim que o brasileiro tem pressa! Praticamente metade das multas aplicadas no país são por causa da velocidade elevada.

Comparação com o ano anterior mostra uma melhoria significativa

  • Ao compararmos com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda significativa no número de multas aplicadas. Isto porque foi de 66.671 para as atuais 22.074 autuações – 66,8% a menos!
  • Além disso, no ano anterior apenas 6.763 veículos receberam multas no mesmo período. Assim, temos uma média de multas por carro de 9,85! Como vemos, a reincidência também foi muito menor em 2023.

Outros dados interessantes sobre a aplicação de multas no Brasil

  • Os dados tiveram como base informações passadas por diversos órgãos. Cada um reúne as multas de sua localidade, nos dando uma ideia de como são as coisas em cada região do Brasil.
  • A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo liderou o ranking com 3.761 infrações registradas. A Polícia Rodoviária Federal (1.037), o DNIT (1.847) e a Prefeitura do Rio de Janeiro (1.103) também tiveram números elevados.
  • Vemos ainda, por exemplo, o Detran do Distrito Federal, que emitiu 458 multas, enquanto o de Belo Horizonte expediu 302.
  • Por fim, das 22.074 infrações registradas, 11.254 foram de nível médio, 4.712 graves e 5.162 gravíssimas.

A infração que mais gerou multa em junho e agosto de 2023 deixa mais claro como é a dinâmica do trânsito no país. Assim é possível adotar políticas públicas e de educação mais eficientes na promoção de mais segurança.

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar