Licenciamento RS 2023: veja calendário, valor da taxa e como pagar
O governo do Rio Grande do Sul divulgou o calendário de pagamento e demais informações referentes ao Licenciamento RS 2023
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul que anteciparam o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deste ano, o IPVA RS 2023, e demais obrigações poderão acessar o documento do Licenciamento RS 2023 no portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) e na Carteira Digital de Trânsito (CDT), nos próximos dias.
Com a virada do ano, o sistema da autarquia começa a gerar os documentos atualizados em lotes, segundo critérios de urgência (licenciamento vencido, por exemplo) e data do pagamento. Neste ano, até as 9h de terça-feira (3), já foram gerados mais de um milhão de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos digitais (CRLV-e). A atualização de todo o passivo deve se dar até o final desta quarta-feira (4). A partir de então, a atualização ocorre em até 24 horas.
Saiba tudo sobre o Licenciamento RS 2023
De qualquer forma, não é preciso pressa: o documento 2022 vale ainda até 30 de junho para placas com dígito final de 1 a 5 e até 31 de julho para final de 6 a 0. O calendário de licenciamento 2023, publicado na Portaria Detran-RS nº 560/2022, traz as datas de vencimento do licenciamento anual dos veículos registrados no RS, bem como as datas-limite para transitar com o documento de 2022:
Assim como nos últimos anos, as datas do pagamento do IPVA não coincidem com o calendário de licenciamento do Detran-RS. Embora o imposto vença em abril para todos os veículos, o prazo de licenciamento se estende até junho ou julho, dependendo do final da placa.
O Detran-RS esclarece que, devido ao volume, os documentos da antecipação podem levar alguns dias para serem emitidos. Após o processamento do acumulado, o prazo para emissão é de 24h após o pagamento de todas as taxas.
Taxa de licenciamento
Para licenciar o veículo para 2023, além do IPVA RS 2023, é necessária também a quitação de multas vencidas e da taxa do Detran-RS, de R$ 94,10, valor para pagamentos realizados até 31 de janeiro. Em fevereiro, a taxa sofre correção automática da Unidade Padrão Fiscal (UPF). O valor do Seguro DPVAT se manteve zerado em 2023, assim como vem ocorrendo nos últimos anos.
Como pagar o licenciamento no Rio Grande do Sul
O pagamento de débitos de veículos registrados no Estado do Rio Grande do Sul pode ser feito por meio de:
- Bancos conveniados junto ao DetranRS – Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Sicredi ou Sicoob. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp etc;
- Pix, sendo necessário gerar o código no aplicativo IPVA RS, ou nos sites oficiais do Governo do Estado, do Detran-RS ou da Fazenda Estadual;
- Uma instituição financeira autorizada pelo Detran-RS, na modalidade da contratação de um empréstimo/financiamento, sobre o qual incidirão tarifas e juros. A lista dessas empresas está disponível no site do Detran-RS, no menu ‘Veículos’.
Após o pagamento de todas as taxas, o CRLV-e fica disponível no app CDT, assim como no portal do Detran-RS, visto que o documento em papel moeda não é mais fornecido pelos Detrans de todo o País. Se o motorista preferir, pode imprimir o documento diretamente do app ou do site para carregar consigo.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.