Licenciamento 2022 começa em 1º de maio no MS; veja calendário completo

A partir do dia 1º de maio, começa a valer o calendário de licenciamento 2022, para os veículos com placas com numerações finais 1 e 2, no Estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito local (Detran-MS), mais de 340 mil proprietários de veículos terão de colocar o tributo em dia no Estado.

ipva golpe
(Foto: Pixabay)

O valor da taxa de licenciamento é o mesmo para todos os tipos de veículos e é estipulado tendo como base a Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms). Neste primeiro mês do calendário de licenciamento, o valor cobrado será de R$ 205,34.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é uma autorização para que os veículos possam continuar a trafegar pelas ruas e estradas. Seu porte é obrigatório e deve ser apresentado sempre que solicitado pela autoridade de trânsito. 

VEJA TAMBÉM

Desde o ano passado, para segurança e comodidade dos motoristas, é possível que o documento seja apresentado em seu formato digital, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) – aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura.

Conheça o PL quer trazer de volta os carros populares a diesel no Brasil
(Foto: Youtube)

Confira o calendário de licenciamento para 2022 no MS

A data de vencimento de cada documento varia de acordo com o dígito final da placa do veículo. O licenciamento pode ser pago em qualquer agência do Detran-MS ou na rede bancária credenciada – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (incluindo as casas lotéricas), Bradesco, Banco Postal dos Correios e Rede Pague Fácil. 

Também pode ser pago por meio de aplicativos de qualquer banco com a utilização de código de barras ou QR de Code para o pagamento via Pix.

Placas finais 1 e 2 – maio

Placas finais 3 e 4 – junho

Placas finais 5 e 6 – julho

Placas finais 7 e 8 – agosto

Placas final 9 – setembro

Placas final 0 – outubro

Desconto no IPVA 2022 pode chegar a 36% no Amazonas
(Foto: Freepik)

Falta de licenciamento é infração gravíssima

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista flagrado circulando com veículo com licenciamento em atraso comete uma infração gravíssima, sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 293,47.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar