Latin NCAP: novo Onix hatch lidera em segurança; Mitsubishi L200 fracassa e tem zero estrela
Os resultados da nona rodada de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram apresentados hoje. A versão hatchback do Chevrolet New Onix teve cinco estrelas para adultos e crianças, proteção de pedestres e controle eletrônico de estabilidade como equipamento padrão. A Mitsubishi L200, por sua vez, apresentou um resultado embaraçoso: zero estrela para a proteção de ocupantes adultos.
O Chevrolet demonstrou bom desempenho no impacto frontal, lateral e lateral de poste para proteção de ocupantes adultos e crianças. A montadora recomendou a instalação de ambos os dummies crianças virados para trás, seguindo as mais recentes práticas globais.
Isso foi confirmado pela obtenção de uma pontuação alta, quanto à proteção, no teste dinâmico para ocupantes crianças. O Onix oferece sistema de aviso de uso de cinto de segurança (SBR) como equipamento padrão nos bancos dianteiro e traseiro – trata-se de um equipamento muito relevante que ainda não é tão comum na América Latina.
Além disso, o Onix proporciona proteção para pedestres como padrão, de acordo com os Regulamentos das Nações Unidas. Esse recurso fez com que o modelo ganhasse um Latin NCAP Advanced Award.
Como o Onix hatch tem uma distância entre eixos diferente da do Onix Plus (sedã), depois de confirmar que ambos os carros são iguais na parte da frente até o pilar B e na plataforma, o Latin NCAP avaliou a versão compacta para o teste de impacto lateral e considerou os resultados de proteção contra impactos frontais e de poste da versão sedã.
Morte a 64km/h A picape Mitsubishi L200, fabricada na Tailândia e no Brasil, alcançou zero estrela para proteção de ocupantes adultos e duas estrelas para proteção de ocupantes infantis. A versão mais recente da caminhonete mais vendida no Chile está disponível no mercado sem airbags, sem sistema de aviso de uso de cinto de segurança e sem controle eletrônico de estabilidade.
O modelo obteve zero estrela para a proteção de ocupantes adultos devido à alta probabilidade de ferimentos com risco de vida em uma batida a apenas 64 km/h. A L200 mostrou uma estrutura instável e instabilidade na área dos pés.
Seguindo a recomendação do fabricante do carro, os sistemas de retenção infantil (SRI) foram instalados usando cintos de segurança, em vez de recomendar o SRI com ancoragens ISOFIX a ser instalado usando as ancoragens ISOFIX disponíveis no carro como padrão. O SRI do dummy de três anos ofereceu baixa proteção.
A L200 tem uma versão com cintos pélvicos (dois pontos) na posição do banco central traseiro, mesmo em 2019. Levando em consideração todos os modelos avaliados da Mitsubishi pelo Latin NCAP, é claro que a proteção do ocupante criança não parece ser uma prioridade para este fabricante.
A Mitsubishi prometeu melhorar o equipamento básico padrão da L200 em toda a América Latina em produção a partir de fevereiro de 2020, chegando ao mercado não antes de abril, incluindo airbags dianteiros para o motorista e passageiro e cintos de segurança para o motorista e passageiro com pretensores e limitadores de carga.
O Latin NCAP considera que o equipamento não é suficiente, pois ainda falta algo tão importante quanto o controle eletrônico de estabilidade, a proteção lateral da cabeça e a proteção de pedestres. Todos esses itens serão necessários para obter mais de duas estrelas no novo protocolo Latin NCAP, que entrará em vigor no final de 2019.
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Na galeria, confira alguns carros do mercado brasileiro que já decepcionaram nos testes de colisão do Latin NCAP:
Chery Tiggo 3: zero estrelas para adultos e uma estrala para crianças | Foto: Divulgação
Nissan March: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
A estrutura do compacto se mostrou instável durante os testes de colisão. Com isso, a compressão no peito do adulto foi alta no impacto frontal e marginal no lateral. A falta de lembretes para o uso do cinto de segurança também contribuiu para a nota baixa | Foto: Divulgação
Fiat Mobi: uma estrela de proteção para passageiros adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
Um dos grandes problemas do Mobi foi a proteção fraca à região do peito de adultos em casos de impactos frontais. O desempenho ruim se estendeu aos impactos laterais. Além de oferecerem riscos aos ocupantes, eles abriram a porta traseira do carro, expondo os passageiros a potenciais riscos | Foto? Divulgação
Ford Ka: zero estrela para adultos e três estrelas para crianças |Foto: Divulgação
Em resultado divulgado em outubro de 2017, o Ford Ka não foi bem no impacto lateral, causando lesões graves no tórax do ocupante adulto |Foto: Divulgação
Chevrolet Onix: zero estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
Assim como o Ford Ka, o Chevrolet Onix zerou. O problema também foi o impacto lateral |Foto: Divulgação
Chery QQ: zero estrelas para adultos e crianças |Foto: Divulgação
A versão analisada foi sem airbags, mas a estrutura do New QQ deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP em julho de 2015 |Foto: Divulgação
Chevrolet Agile: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Testado também sem airbags, já que em julho de 2013 eles ainda não eram obrigatórios no País, o Agile só conseguiu pontuar na avaliação para crianças no banco traseiro; o modelo siau de linha em 2014 |Foto: Divulgação
Chevrolet Celta: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Descontinuado em 2015, o Celta foi avaliado em 2011 sem airbags; a carroceria ficou bastante comprometida após o final do teste |Foto: Divulgação
Chevrolet Classic: uma estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
Recém-aposentado, o veterano Corsa Classic foi avaliado na mesma época do Celta, em 2011, e foi ainda pior que o hatch na avaliação |Foto: Divulgação
Fiat Palio: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
O modelo antigo do Palio foi um dos primeiros a ser analisado pelo Latin NCAP, mas também não conseguiu proteger muito bem seus ocupantes |Foto: Divulgação
Fiat Uno: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Assim como o Palio, o Uno também não foi bem, conseguindo as mesmas estrelas que seu irmão maior no teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Ford Fiesta: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Na verdade o modelo analisado pelo Global NCAP, na Europa, foi o Ford Figo, versão indiana do antigo Fiesta Rocam brasileiro; sem airbags, o hatch foi mais um que decepcionou na avaliação |Foto: Divulgação
Ford Ka: uma estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
A geração antiga do Ka também foi avaliada sem airbags e decepcionou na proteção para adultos em teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Jac J3: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
Testado em 2012 pelo Latin NCAP, o J3 conseguiu as mesmas notas que diversos hatchs brasileiros, mas a versão do chinês tinha airbag duplo, que pouco adiantou para contribuir em sua nota |Foto: Divulgação
Kia Picanto: zero estrela para adultos e uma estrela |Foto: Divulgação
No Brasil o Picanto sempre teve aibags, mas a versão testada não tinha as bolsas infláveis, o que contribuiu para a avaliação ruim do hatch |Foto: Divulgação
Lifan 320: zero estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
Também não foi analisado com airbags, mas sua carroceria fiou bastante deformada após o impacto |Foto: Divulgação
Nissan Tiida Sedan: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Nunca fez muito sucesso no Brasil, assim como seu crash-test sem airbags feito pela Latin NCAP em 2015 |Foto: Divulgação
Peugeot 207: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Sucedido pelo 208, o hatch é mais um a não conseguir boa nota na versão sem airbags na avaliação do Latin NCAP |Foto: Divulgação
Renault Clio: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: Divulgação
Próximo da aposentadoria no Brasil, o Clio decepcionou no teste realizado em 2013 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Renault Kwid: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Confirmado para o Brasil, o Kwid não foi bem no teste feito pelo Global NCAP; tanto a versão sem airbag como a equipada com a bolsa inflável para o motorista receberam a mesma nota; a Renault se manifestou e disse que a versão nacional terá estrutura reforçada e seguirá as normas nacionais |Foto: Divulgação
Renault Sandero: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
A geração antiga do Sandero foi mais um hatch a decepcionar sem os airbags; a avaliação foi feita em 2012 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
Suzuki Swift: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: By OSX (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
O Swift foi vendido no Brasil somente na versão esportiva, mas no teste feito pelo Global NCAP, com uma versão mais básica e sem airbags, o hatch japonês teve desempenho abaixo da média |Foto: Divulgação
Volkswagen Gol: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
Em 2010, em um dos primeiros testes do Latin NCAP, o Gol foi testado e não foi bem na versão sem airbags |Foto: Divulgação