Latin NCAP divulga resultados de Corolla, HB20, Sandero e Logan
A última rodada de resultados da Latin NCAP em 2019 foi divulgado nesta quarta-feira (11). Nesta leva, foram analisados os modelos: Toyota Corolla...
A última rodada de resultados da Latin NCAP em 2019 foi divulgado nesta quarta-feira (11). Nesta leva, foram analisados os modelos: Toyota Corolla, Hyundai HB20, além de três modelos da Renault: Sandero, Stepway e Logan.
Latin NCAP: resultados
A nova geração do Toyota Corolla obteve a nota máxima em segurança para adultos e crianças, alcançando as cinco estrelas nos dois quesitos. O modelo também foi premiado com dois Latin NCAP Advanced Awars para a frenagem autônoma de emergência (opcional) e a proteção para pedestres.
Reestilizada neste ano, a família Sandero/Logan foi novamente avaliada. A Renault reforçou a segurança do modelo para a linha 2020, alcançando três estrelas para adultos e quatro estrelas para a proteção infantil. Os resultados também são válidos para o Stepway, versão aventureira do Sandero e que agora tem nome próprio.
LEIA MAIS: Latin NCAP: novo Onix hatch lidera em segurança; Mitsubishi L200 fracassa e tem zero estrela
Outra novidade de 2019, o Hyundai HB20 de nova geração foi outro modelo avaliado. A versão hatch obteve quatro estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e três estrelas para a proteção das crianças.
Clube da vergonha
Na galeria, confira os modelos brasileiros que não tiveram boa nota no Latin NCAP.
- Chery Tiggo 3: zero estrelas para adultos e uma estrala para crianças | Foto: Divulgação
- Nissan March: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
- A estrutura do compacto se mostrou instável durante os testes de colisão. Com isso, a compressão no peito do adulto foi alta no impacto frontal e marginal no lateral. A falta de lembretes para o uso do cinto de segurança também contribuiu para a nota baixa | Foto: Divulgação
- Fiat Mobi: uma estrela de proteção para passageiros adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
- Um dos grandes problemas do Mobi foi a proteção fraca à região do peito de adultos em casos de impactos frontais. O desempenho ruim se estendeu aos impactos laterais. Além de oferecerem riscos aos ocupantes, eles abriram a porta traseira do carro, expondo os passageiros a potenciais riscos | Foto? Divulgação
- Ford Ka: zero estrela para adultos e três estrelas para crianças |Foto: Divulgação
- Em resultado divulgado em outubro de 2017, o Ford Ka não foi bem no impacto lateral, causando lesões graves no tórax do ocupante adulto |Foto: Divulgação
- Chevrolet Onix: zero estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
- Assim como o Ford Ka, o Chevrolet Onix zerou. O problema também foi o impacto lateral |Foto: Divulgação
- Chery QQ: zero estrelas para adultos e crianças |Foto: Divulgação
- A versão analisada foi sem airbags, mas a estrutura do New QQ deixou a desejar na avaliação do Latin NCAP em julho de 2015 |Foto: Divulgação
- Chevrolet Agile: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Testado também sem airbags, já que em julho de 2013 eles ainda não eram obrigatórios no País, o Agile só conseguiu pontuar na avaliação para crianças no banco traseiro; o modelo siau de linha em 2014 |Foto: Divulgação
- Chevrolet Celta: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Descontinuado em 2015, o Celta foi avaliado em 2011 sem airbags; a carroceria ficou bastante comprometida após o final do teste |Foto: Divulgação
- Chevrolet Classic: uma estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
- Recém-aposentado, o veterano Corsa Classic foi avaliado na mesma época do Celta, em 2011, e foi ainda pior que o hatch na avaliação |Foto: Divulgação
- Fiat Palio: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: By Tomalotuyo (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- O modelo antigo do Palio foi um dos primeiros a ser analisado pelo Latin NCAP, mas também não conseguiu proteger muito bem seus ocupantes |Foto: Divulgação
- Fiat Uno: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Assim como o Palio, o Uno também não foi bem, conseguindo as mesmas estrelas que seu irmão maior no teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Ford Fiesta: zero estrelas para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Na verdade o modelo analisado pelo Global NCAP, na Europa, foi o Ford Figo, versão indiana do antigo Fiesta Rocam brasileiro; sem airbags, o hatch foi mais um que decepcionou na avaliação |Foto: Divulgação
- Ford Ka: uma estrela para adultos e três para crianças |Foto: Divulgação
- A geração antiga do Ka também foi avaliada sem airbags e decepcionou na proteção para adultos em teste realizado em 2011 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Jac J3: uma estrela para adultos e duas para crianças | Foto: Divulgação
- Testado em 2012 pelo Latin NCAP, o J3 conseguiu as mesmas notas que diversos hatchs brasileiros, mas a versão do chinês tinha airbag duplo, que pouco adiantou para contribuir em sua nota |Foto: Divulgação
- Kia Picanto: zero estrela para adultos e uma estrela |Foto: Divulgação
- No Brasil o Picanto sempre teve aibags, mas a versão testada não tinha as bolsas infláveis, o que contribuiu para a avaliação ruim do hatch |Foto: Divulgação
- Lifan 320: zero estrela para adultos e crianças |Foto: Divulgação
- Também não foi analisado com airbags, mas sua carroceria fiou bastante deformada após o impacto |Foto: Divulgação
- Nissan Tiida Sedan: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Nunca fez muito sucesso no Brasil, assim como seu crash-test sem airbags feito pela Latin NCAP em 2015 |Foto: Divulgação
- Peugeot 207: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Sucedido pelo 208, o hatch é mais um a não conseguir boa nota na versão sem airbags na avaliação do Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Renault Clio: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: Divulgação
- Próximo da aposentadoria no Brasil, o Clio decepcionou no teste realizado em 2013 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Renault Kwid: zero estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Confirmado para o Brasil, o Kwid não foi bem no teste feito pelo Global NCAP; tanto a versão sem airbag como a equipada com a bolsa inflável para o motorista receberam a mesma nota; a Renault se manifestou e disse que a versão nacional terá estrutura reforçada e seguirá as normas nacionais |Foto: Divulgação
- Renault Sandero: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- A geração antiga do Sandero foi mais um hatch a decepcionar sem os airbags; a avaliação foi feita em 2012 pelo Latin NCAP |Foto: Divulgação
- Suzuki Swift: zero estrela para adultos e uma para crianças |Foto: By OSX (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons
- O Swift foi vendido no Brasil somente na versão esportiva, mas no teste feito pelo Global NCAP, com uma versão mais básica e sem airbags, o hatch japonês teve desempenho abaixo da média |Foto: Divulgação
- Volkswagen Gol: uma estrela para adultos e duas para crianças |Foto: Divulgação
- Em 2010, em um dos primeiros testes do Latin NCAP, o Gol foi testado e não foi bem na versão sem airbags |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.