Lancer Evolution vai voltar? Mitsubishi finalmente dá a pista que todos esperavam
Engenheiro da Mitsubishi admite que o novo Lancer Evolution não está descartado. Se voltar, será elétrico e pode ser um SUV
O novo Lancer Evolution é o maior desejo dos fãs do modelo, e esse sonho nunca esteve tão perto da realidade. O engenheiro da Mitsubishi, Kaoru Sawase, declarou que o retorno do “Evo” não foi totalmente descartado e é seu “sonho pessoal”. Será? Acompanhe o Garagem360 e veja a verdade!
Lancer Evolution vai voltar?
O ícone dos rallys, o Lancer Evolution 4×4, está fora de linha desde 2016. Desde então, a Mitsubishi passa por uma reestruturação profunda para voltar a ser rentável. Mas durante o Japan Mobility Show, a esperança foi reacendida.

Kaoru Sawase, engenheiro da Mitsubishi, deu uma declaração bombástica ao portal australiano Drive: a ideia do retorno do “Evo” nunca foi totalmente descartada. “Temos o sonho, claro, para o Lancer Evolution. É meu sonho pessoal“, declarou Sawase.
Se voltar, será eletrificado
A fala do engenheiro não é uma confirmação, mas é o sinal mais forte em anos. Contudo, ele deixou claro: o Evo do futuro não será como o do passado. A eletrificação é um caminho sem volta. “Temos uma variedade de tecnologias à disposição”, afirmou Sawase.
Isso significa que o novo Lancer Evolution seria, no mínimo, híbrido (provavelmente plug-in, como outros modelos da marca) ou até mesmo 100% elétrico. A era do motor a combustão puro e câmbio manual, infelizmente, parece ter acabado.
Leia também: O fim do Lancer: relembre a história do sedã que deu origem ao Evo
Lancer Evolution pode virar um SUV?
Aqui está a parte mais difícil de engolir para os puristas. Todas as 10 gerações do Evolution foram baseadas no Lancer Sedan. O problema? O Lancer Sedan foi oficialmente descontinuado pela marca em 2024.

Sem um sedã como base, qual carroceria o Evo usaria? A probabilidade mais assustadora (e mais provável) é que ele siga o caminho do Eclipse, que se transformou no SUV Eclipse Cross. Um “Evo SUV” de alta performance é, de longe, o caminho mais rentável para a Mitsubishi justificar o investimento.
Aliança Renault-Nissan
Porém, existe uma luz no fim do túnel para os fãs do sedã. A Mitsubishi faz parte da aliança com Renault e Nissan. Na Europa, a gama da Mitsubishi é composta basicamente por modelos Renault rebatizados.
Há uma pequena chance de que a marca possa usar uma plataforma de sedã da parceira Nissan para criar o novo Lancer. Contudo, olhando o mercado, o SUV de performance é o caminho que todo o mundo está seguindo.
A Mitsubishi devia deixar o nome Evolution descansar em paz? Ou um Evo SUV eletrificado é a única forma de salvar o legado, adaptando-o aos novos tempos? Deixe sua opinião nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.