Citroën apresenta o novo C4 X e sua versão elétrica; veja detalhes

O novo Citroën C4 X (Foto: Divulgação/Stellantis)
publicidade

A Citroën apresentou nesta quarta-feira (29) o novo C4 X e sua versão elétrica ë-C4 X, um modelo quatro portas “com pegada SUV”, conforme definição da Stellantis, detentora da marca.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Os carros serão produzidos no polo automotivo da Stellantis em Madri (Espanha) e começam a ser vendidos nos principais mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio no início do outono do hemisfério norte.  A Stellantis ainda não divulgou previsão de data para o início da comercialização no Brasil. Veja detalhes.

publicidade

 

VEJA TAMBÉM

Citroën C4 X tem “pegada SUV” (Foto: Divulgação/Stellantis)

Conheça os detalhes dos novos Citroën C4 X e ë-C4 X

O C4 X carrega a nova identidade visual da Citroën, com faróis de LEDs afilados, cujas linhas levam o olhar para o icônico Duplo Chevron que representa a marca há mais de 100 anos. 

publicidade

Seu perfil aerodinâmico e esculpido cria uma linha no teto que se inclina gradualmente em direção à traseira, aonde ficam as lanternas totalmente de LEDs. Seu design também é eficiente, permitindo um Cx de somente 0,29.

Sua proposta de reunir estilo e espaço interno amplo em uma embalagem compacta aparece nas principais medidas. São 4,60 metros de comprimento, 2,76 metros de entre-eixos e 1,80 metros de largura, criando uma cabine confortável para cinco adultos e suas bagagens.

publicidade

Com mais de um metro de largura entre as caixas de roda e mais de um metro de profundidade, o porta-malas comporta até 510 litros, que podem ser ampliados por meio dos bancos rebatíveis.

Conforto, conectividade e segurança

Citroën C4 X traz tecnologia e conectividade (Foto: Divulgação/Stellantis)

A cabine moderna recebeu materiais de alta qualidade com a intenção de criar um ambiente aconchegante e conectado. No centro do console, o C4 X recebeu o novo sistema multimídia My Citroën Drive Plus, com tela de 10 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple Carplay, conexão via internet e atualização automática dos mapas de navegação via satélite. 

publicidade

O painel digital customizável pode ser complementado por um sistema de projeção de informações na base do para-brisas (HUD), enquanto a lista de equipamentos disponíveis entrega um bom pacote de conforto, luxo e segurança.

Estão disponíveis itens como controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas (inclusive à noite), assistente de manutenção de faixa, farol alto automático, leitor de placas, alerta de veículo no ponto cego, câmeras de auxílio ao estacionamento com visão de 360º e detector de fadiga.

As luzes ambientes da cabine podem ser ajustadas pelos ocupantes, que ainda podem desfrutar do amplo teto solar panorâmico e dos exclusivos bancos Advanced Comfort Seat – com espuma 15 mm mais espessa, eles não só apoiam melhor o corpo como podem receber sistema de massagem (nos bancos dianteiros) e aquecimento. 

publicidade

Os passageiros do banco traseiro têm à disposição quase 20 cm de espaço para os joelhos, saídas do ar-condicionado e encostos inclinados em 27º, agregando mais conforto para as viagens.

Smartphones e outros gadgets podem ser recarregados nos quatro conectores USB posicionados na parte inferior do painel e no console central traseiro, com entradas do tipo A e do tipo C à disposição para todos os ocupantes. 

Passageiros do banco dianteiro ainda podem usar o novo Citroën Smart Pad Support, que permite a fixação segura dos principais tablets do mercado em um mecanismo retrátil posicionado na lateral do painel. Quando não estiver em uso, o tablet pode ser guardado em uma gaveta abaixo do mesmo compartimento, acima do porta-luvas, em um local protegido e emborrachado para evitar ruído e o deslocamento do objeto.

publicidade

Múltiplos motores a combustão

O C4 X irá oferecer uma ampla gama de motores movidos por combustíveis fósseis, todas com alimentação por injeção direta com turbocompressor. Os propulsores PureTech 100 e 130 a gasolina poderão ser associados a um câmbio manual de seis marchas ou uma caixa automática de oito velocidades.

A versão Blue HDi turbodiesel será oferecida exclusivamente com câmbio automático de oito marchas. 

Todas as versões vêm com a suspensão Citroën Advanced Comfort. Com sistema de batentes hidráulicos progressivos, ela entrega aos ocupantes o efeito “Tapete Voador” criado pela Citroën há quase 70 anos.

publicidade

O Citroën ë-C4 X

O elétrico Citroën ë-C4 X (Foto: Divulgação/Stellantis)

O ë-C4 X acumula todos os atributos da versão térmica em um conjunto elétrico de alta eficiência. Seu motor de 100 kW (o equivalente a cv 136 cv) de potência e torque de 260 Nm disponível a qualquer velocidade possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. 

O conjunto de baterias de alta tensão possui 50 kWh de capacidade e dá ao ë-C4 X um alcance de até 360 km pelo ciclo WLTP. Ele é compatível com sistema de recarga rápida de até 100 kW, possibilitando um ganho de 10 km de autonomia por minuto. Para repor o nível da bateria de 0 a 80% bastam somente 30 minutos.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar