Citroën apresenta o novo C4 X e sua versão elétrica; veja detalhes

A Citroën apresentou nesta quarta-feira (29) o novo C4 X e sua versão elétrica ë-C4 X, um modelo quatro portas “com pegada SUV”, conforme definição da Stellantis, detentora da marca.

Os carros serão produzidos no polo automotivo da Stellantis em Madri (Espanha) e começam a ser vendidos nos principais mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio no início do outono do hemisfério norte.  A Stellantis ainda não divulgou previsão de data para o início da comercialização no Brasil. Veja detalhes.

 

VEJA TAMBÉM

Citroën C4 X tem “pegada SUV” (Foto: Divulgação/Stellantis)

Conheça os detalhes dos novos Citroën C4 X e ë-C4 X

O C4 X carrega a nova identidade visual da Citroën, com faróis de LEDs afilados, cujas linhas levam o olhar para o icônico Duplo Chevron que representa a marca há mais de 100 anos. 

Seu perfil aerodinâmico e esculpido cria uma linha no teto que se inclina gradualmente em direção à traseira, aonde ficam as lanternas totalmente de LEDs. Seu design também é eficiente, permitindo um Cx de somente 0,29.

Sua proposta de reunir estilo e espaço interno amplo em uma embalagem compacta aparece nas principais medidas. São 4,60 metros de comprimento, 2,76 metros de entre-eixos e 1,80 metros de largura, criando uma cabine confortável para cinco adultos e suas bagagens.

Com mais de um metro de largura entre as caixas de roda e mais de um metro de profundidade, o porta-malas comporta até 510 litros, que podem ser ampliados por meio dos bancos rebatíveis.

Conforto, conectividade e segurança

Citroën C4 X traz tecnologia e conectividade (Foto: Divulgação/Stellantis)

A cabine moderna recebeu materiais de alta qualidade com a intenção de criar um ambiente aconchegante e conectado. No centro do console, o C4 X recebeu o novo sistema multimídia My Citroën Drive Plus, com tela de 10 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple Carplay, conexão via internet e atualização automática dos mapas de navegação via satélite. 

O painel digital customizável pode ser complementado por um sistema de projeção de informações na base do para-brisas (HUD), enquanto a lista de equipamentos disponíveis entrega um bom pacote de conforto, luxo e segurança.

Estão disponíveis itens como controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas (inclusive à noite), assistente de manutenção de faixa, farol alto automático, leitor de placas, alerta de veículo no ponto cego, câmeras de auxílio ao estacionamento com visão de 360º e detector de fadiga.

As luzes ambientes da cabine podem ser ajustadas pelos ocupantes, que ainda podem desfrutar do amplo teto solar panorâmico e dos exclusivos bancos Advanced Comfort Seat – com espuma 15 mm mais espessa, eles não só apoiam melhor o corpo como podem receber sistema de massagem (nos bancos dianteiros) e aquecimento. 

Os passageiros do banco traseiro têm à disposição quase 20 cm de espaço para os joelhos, saídas do ar-condicionado e encostos inclinados em 27º, agregando mais conforto para as viagens.

Smartphones e outros gadgets podem ser recarregados nos quatro conectores USB posicionados na parte inferior do painel e no console central traseiro, com entradas do tipo A e do tipo C à disposição para todos os ocupantes. 

Passageiros do banco dianteiro ainda podem usar o novo Citroën Smart Pad Support, que permite a fixação segura dos principais tablets do mercado em um mecanismo retrátil posicionado na lateral do painel. Quando não estiver em uso, o tablet pode ser guardado em uma gaveta abaixo do mesmo compartimento, acima do porta-luvas, em um local protegido e emborrachado para evitar ruído e o deslocamento do objeto.

Múltiplos motores a combustão

O C4 X irá oferecer uma ampla gama de motores movidos por combustíveis fósseis, todas com alimentação por injeção direta com turbocompressor. Os propulsores PureTech 100 e 130 a gasolina poderão ser associados a um câmbio manual de seis marchas ou uma caixa automática de oito velocidades.

A versão Blue HDi turbodiesel será oferecida exclusivamente com câmbio automático de oito marchas. 

Todas as versões vêm com a suspensão Citroën Advanced Comfort. Com sistema de batentes hidráulicos progressivos, ela entrega aos ocupantes o efeito “Tapete Voador” criado pela Citroën há quase 70 anos.

O Citroën ë-C4 X

O elétrico Citroën ë-C4 X (Foto: Divulgação/Stellantis)

O ë-C4 X acumula todos os atributos da versão térmica em um conjunto elétrico de alta eficiência. Seu motor de 100 kW (o equivalente a cv 136 cv) de potência e torque de 260 Nm disponível a qualquer velocidade possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. 

O conjunto de baterias de alta tensão possui 50 kWh de capacidade e dá ao ë-C4 X um alcance de até 360 km pelo ciclo WLTP. Ele é compatível com sistema de recarga rápida de até 100 kW, possibilitando um ganho de 10 km de autonomia por minuto. Para repor o nível da bateria de 0 a 80% bastam somente 30 minutos.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar