Lamborghini cria playlists no Spotify inspiradas por sons de motores

A Lamborghini preparou uma novidade para o público. A montadora de origem italiana agora possui três playlists de 24 faixas disponíveis no Spotify, em alusão aos roncos de seus motores V12 e V10 naturalmente aspirados, além do V8 biturbo. 

The Engine Songs é uma coleção composta pelo produtor musical Alex Trecarichi em parceria com os engenheiros de som da montadora. O objetivo é oferecer mais imersão sensorial ao dirigir. As capas das listas de reprodução foram criadas pelo designer gráfico Vasjen Katro. 

Playlists da Lamborghini no Spotify trazem capas personalizadas (Foto: Divulgação/Lamborghini)

Playlists da Lamborghini no Spotify são produzidas com base na ciência

As listas de reprodução no Spotify, uma para cada motor, são feitas com músicas sintonizadas com as vibrações dos motores V12, V10 ou V8. Para selecionar as faixas de The Engine Songs, Trecarichi aplicou a ciência ao utilizar na música Transformada de Fourier, uma função matemática que explora o cérebro para decompor um som em seus infinitos subcomponentes.

VEJA TAMBÉM

O produtor reproduziu a habilidade natural do cérebro no estúdio usando inteligência artificial: “Esse procedimento me permitiu encontrar as frequências básicas do motor coincidindo com as três fases precisas de sua expressividade: ignição (marcha lenta), a rotação a 4.000 rpm e na máxima potência”, comentou Alex.

As escolhas das músicas na lista de reprodução são realizadas ao comparar a frequência do ronco do motor com uma determinada trilha sonora.

Por exemplo, o motor em suas rotações mais baixas canta em Fá sustenido: o mesmo tom da trilha sonora Canone Infinito de Lorenzo Senni, incluída na lista de reprodução do motor V12. A 4.000 rpm, os pistões se sintonizam na escala de Sol, sintonizando perfeitamente com Run Away de Ben Böhmer ao fundo. Em seu pico mais alto de 8.000 rpm, o V12 sobe para o sol sustenido de We Can All Dance, de Sam Collins.

Produtores da playlist no Spotify em apresentação do projeto (Foto: Divulgação/Lamborghini)

Um dos aspectos a que presto atenção é a aspereza do som que distingue um Lamborghini. É aquele eco metálico cru que é então incorporado na experiência psicoacústica, a resposta química e emocional à onda sonora que o nosso cérebros se transformam em emoções e memórias positivas. É por isso que associo o som do V12 ao de um violino”, revela o engenheiro aeroespacial e de som Mario Mautone.

A playlist “The Engine Songs: V12” já está disponível no Spotify.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar