Helicóptero, pianos e até trem: veja como funciona o laboratório de design da Peugeot

Não é à toa que a Peugeot é reconhecida pelas belas curvas de seus modelos. A montadora mantém ao redor do mundo centros de estilos – chamados Design Lab.

Não é à toa que a Peugeot é reconhecida pelas belas curvas de seus modelos. A montadora mantém ao redor do mundo centros de estilos – chamados Design Lab – que dedicam-se a trabalhar (obviamente) o design de seus carros e também de outros elementos, como helicóptero (criado em parceira com a Airbus) e até pianos (desenvolvido em conjunto com a Pleyel).

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

O Garagem360 esteve na unidade do Design Lab de São Paulo – há também centros de estilo nos Estados Unidos, na China e na França – e conheceu um pouco mais sobre a filosofia dos desenhos da Peugeot.

Inaugurado em 2012, o Design Lab surgiu para ser um centro de estilo além dos veículos. Embora tenha feito diversos carros conceito da marca, como o Fractal, Exalt, Onyx e o 208 Pyrit, muito projetos sem relação com os automóveis saíram dali – como os já citados helicóptero e pianos, além de lancha, trem e jato.

LEIA MAIS: Volkswagen Amarok V6 chega ao mercado em fevereiro por R$ 184.990

Anda de carro a noite? Saiba como detectar se seus faróis estão desalinhados

O caso do piano, inclusive, ilustra bem a proposta da Peugeot e seu Design Lab. Suas linhas acabaram inspirando o painel do novo 3008, que conta com teclas “emprestadas” do instrumento musical. Durante a visita do Garagem360, o diretor de design da PSA América Latina, Daniel Nozaki, e o gerente de estilo de cores e materiais da América Latina, Fabien Darche, fizeram questão de explicar como os projetos influenciam tudo que a assinatura da montadora francesa, inclusive na linha de roupas.

Segundo os designers, tudo gira em torno de se criar uma identidade visual marcante. Para eles, tudo que leve a marca Peugeot precisa ter um desenho característico e que seja possível associá-lo a marca mesmo que o logotipo não esteja visível em um primeiro momento.

Além da estética

Criar uma identidade própria é fundamental para qualquer empresa, e nos últimos anos diversas montadoras tem se dedicado em desenvolver uma linha de estilo única para seus modelos. Daniel Nozaki explicou que esse também é o objetivo da fabricante francesa, mas que buscam outros objetivos.

“O design vai além da estética e envolve também a usabilidade dos carros, assim como a ergonomia. Buscamos ter essa identificação, mas cada carro nosso busca ter seu desenho único. Não queremos que nossa linha tenha somente um desenho, apenas variando o tamanho dos veículos”, explica Nozaki.

Na galeria, confira algumas imagens da visita de nossa reportagem ao Design Lab e em seguida alguns projetos especiais feitos pela equipe da Peugeot.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA