Helicóptero, pianos e até trem: veja como funciona o laboratório de design da Peugeot

Não é à toa que a Peugeot é reconhecida pelas belas curvas de seus modelos. A montadora mantém ao redor do mundo centros de estilos – chamados Design Lab.

Não é à toa que a Peugeot é reconhecida pelas belas curvas de seus modelos. A montadora mantém ao redor do mundo centros de estilos – chamados Design Lab – que dedicam-se a trabalhar (obviamente) o design de seus carros e também de outros elementos, como helicóptero (criado em parceira com a Airbus) e até pianos (desenvolvido em conjunto com a Pleyel).

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

O Garagem360 esteve na unidade do Design Lab de São Paulo – há também centros de estilo nos Estados Unidos, na China e na França – e conheceu um pouco mais sobre a filosofia dos desenhos da Peugeot.

Inaugurado em 2012, o Design Lab surgiu para ser um centro de estilo além dos veículos. Embora tenha feito diversos carros conceito da marca, como o Fractal, Exalt, Onyx e o 208 Pyrit, muito projetos sem relação com os automóveis saíram dali – como os já citados helicóptero e pianos, além de lancha, trem e jato.

LEIA MAIS: Volkswagen Amarok V6 chega ao mercado em fevereiro por R$ 184.990

Anda de carro a noite? Saiba como detectar se seus faróis estão desalinhados

O caso do piano, inclusive, ilustra bem a proposta da Peugeot e seu Design Lab. Suas linhas acabaram inspirando o painel do novo 3008, que conta com teclas “emprestadas” do instrumento musical. Durante a visita do Garagem360, o diretor de design da PSA América Latina, Daniel Nozaki, e o gerente de estilo de cores e materiais da América Latina, Fabien Darche, fizeram questão de explicar como os projetos influenciam tudo que a assinatura da montadora francesa, inclusive na linha de roupas.

Segundo os designers, tudo gira em torno de se criar uma identidade visual marcante. Para eles, tudo que leve a marca Peugeot precisa ter um desenho característico e que seja possível associá-lo a marca mesmo que o logotipo não esteja visível em um primeiro momento.

Além da estética

Criar uma identidade própria é fundamental para qualquer empresa, e nos últimos anos diversas montadoras tem se dedicado em desenvolver uma linha de estilo única para seus modelos. Daniel Nozaki explicou que esse também é o objetivo da fabricante francesa, mas que buscam outros objetivos.

“O design vai além da estética e envolve também a usabilidade dos carros, assim como a ergonomia. Buscamos ter essa identificação, mas cada carro nosso busca ter seu desenho único. Não queremos que nossa linha tenha somente um desenho, apenas variando o tamanho dos veículos”, explica Nozaki.

Na galeria, confira algumas imagens da visita de nossa reportagem ao Design Lab e em seguida alguns projetos especiais feitos pela equipe da Peugeot.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA