‘Kombi da Porsche’ promete revolucionar o futuro da mobilidade
Uma Kombi da Porsche pode soar estranho, mas o conceito que a marca apresentou nesses últimos dias é basicamente isso. Entenda a história.
Uma Kombi da Porsche pode soar estranho, mas o conceito que a marca apresentou nesses últimos dias é uma espécie de homenagem à van da Volkswagen e que fez sucesso por mais de 50 anos no Brasil. Porém, trata-se de um carro completamente modernizado e voltado para a mobilidade urbana.
Kombi da Porsche
Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que a van da Porsche foi apresentada. Na realidade, sua primeira aparição foi no fim de 2020. Porém, apenas o exterior do modelo foi revelado naquele momento.
Agora a Porsche decidiu mostrar também o interior do seu conceito. Chamada de Vision Renndienst, a van tem como objetivo promover uma experiência tecnológica aos seus ocupantes.
Ao todo, a Kombi moderna é capaz de transportar seis passageiros. E eles tem acesso a um interior com telas de entretenimento para quem vai atrás, um grande para-brisa curvo e portas corrediças nas laterais.
Direção no centro
Chama a atenção a posição de dirigir do motorista. Ele fica no meio, como nos supercarros McLaren F1 e GMA T.50. Dessa forma, o motorista é o único ocupante da primeira fileira do modelo. Atrás dele, há outros dois assentos e no fundo o último banco.
Na cabine de comando, o motorista tem acesso ao painel de instrumentos, pedais, volante e conta com duas telas, uma em cada lado, que mostram as imagens das câmeras que fazem a função de retrovisor externo.
Entretanto, o condutor não precisa ficar isolado dos demais passageiros a todo instante. Como a “Kombi da Porsche” conta com sistema autônomo de condução, é possível acioná-lo e girar o assento do motorista em 180º.
Com isso, condutor e passageiros podem conversar enquanto o carro percorre o percurso sozinho.
Por ser um conceito futurista, a Porsche Vision Renndienst é movida por um motor elétrico para não emitir gases poluentes.
Porém, trata-se apenas de um carro conceitual. Pode ser que no futuro a Porsche (ou outras marcas do grupo Volkswagen) abrace o projeto e crie uma van nesse estilo. Por ora, resta apenas ficar com as imagens da van elétrica.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.