Kit relação da moto: 3 sinais claros de que chegou a hora da troca
Relação da moto gasta? Dentes finos e barulhos são sinais de troca. Ignorar pode travar a roda. Veja como identificar o perigo
Saber como saber se é hora de trocar o kit relação da moto é vital para sua segurança e para o bolso. Rodar com o conjunto gasto pode causar acidentes graves, além de estragar outras partes da moto. Quer aprender a identificar os sinais? Acompanhe o Garagem360 e descubra com nossas dicas!
Como saber se é hora de trocar o kit relação da moto?
A princípio, o kit relação, formado por corrente, coroa e pinhão, é o que leva a força do motor para a roda traseira. Ele sofre um desgaste natural. Se você ignorar os sinais, a corrente pode escapar ou até travar a roda. Ah, e atenção: não existe uma quilometragem exata para a troca.

Isso porque depende muito de como você pilota e cuida da moto (limpeza e lubrificação). Por isso, o melhor jeito é ficar de olho nos sinais visuais e auditivos.
1. Dentes da coroa e pinhão gastos
Este é o sinal mais claro. Primeiramente, vá até a coroa (a peça grande na roda traseira) e olhe os dentes dela. Em um kit novo, os dentes são retos e “cheios”. Quando estão gastos, eles ficam finos, pontudos e tortos.
Muitos mecânicos dizem que eles ficam parecendo “dentes de tubarão”, todos curvados para um lado. Se os dentes da sua coroa ou do pinhão (a peça menor, perto do motor) estiverem assim, a troca é urgente.
2. Corrente frouxa no limite do ajuste
Toda moto tem um ajuste de folga da corrente. Você pode ver as marcas de regulagem perto do eixo da roda traseira. Com o tempo, a corrente estica. Você vai ajustando ela, puxando a roda para trás.
Chega um momento em que o ajuste chega ao fim. A corrente continua frouxa, batendo na balança, mas não há mais para onde esticar. Esse é o fim da vida útil do kit.
Qual o perigo de rodar com a relação gasta?
Muitos pilotos adiam a troca para economizar. Porém, o risco é alto. Um kit gasto pode causar sérios problemas. Veja só:
- A corrente pode escapar e travar a roda traseira, causando uma queda;
- Ela pode quebrar e bater no motor, furando a carcaça;
- A moto perde potência, pois a força não é transmitida corretamente.

3. Barulhos e estalos ao acelerar
Quando o kit está no fim, a moto começa a “reclamar”. Você pode ouvir estalos, principalmente ao arrancar ou trocar de marcha. Parece um “tréc-tréc” metálico.
Isso acontece porque a corrente não encaixa mais direito nos dentes gastos. Ela “pula” os dentes, dando trancos na moto. Se sua moto está com esse barulho, vá direto para a oficina.
Manter a relação limpa e lubrificada ajuda a aumentar a vida útil. Verifique também a folga correta. Ela não pode ser nem muito esticada, nem muito frouxa. A medida exata sempre está no da sua moto.
E você, costuma verificar o kit relação da sua moto? Já passou por algum susto por causa dele? Deixe seu comentário abaixo com sua experiência!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.