Kei Cars nos Estados Unidos? Trump quer importar “mini carros” japoneses
O Presidente Trump autoriza estudo para trazer os charmosos "kei cars" japoneses para os EUA. Entenda o que são os ultracompactos (660 cc) e os desafios regulatórios e culturais para introduzir esses veículos no mercado americano.
Em uma mudança de rota potencialmente drástica para o mercado automotivo americano, o Presidente Donald J. Trump manifestou um novo e inesperado interesse em um tipo de veículo que contrasta totalmente com o domínio de picapes e SUVs no país: os ultracompactos japoneses conhecidos como “kei cars”.
Kei Cars nos Estados Unidos? Trump quer importar “mini carros” japoneses
Em um discurso na Casa Branca, logo após retornar de uma viagem ao Japão, Trump demonstrou-se encantado com os pequenos carros que circulam pelas estreitas ruas urbanas japonesas. “Eles são muito pequenos, são realmente fofos… Como isso seria recebido neste país?”, questionou a repórteres.

O Presidente afirmou ter dado autorização ao Secretário de Transportes dos EUA (USDOT), Sean Duffy, para “aprovar imediatamente” a produção e circulação de carros do tipo kei no mercado americano. Este anúncio ocorre em paralelo à revogação de normas de eficiência de combustível da administração anterior, sinalizando uma tentativa de abrir as portas para veículos acessíveis e eficientes que praticamente não existem hoje nos EUA.
Os kei cars (derivado do japonês para “leve”) são uma classe especial de veículos ultracompactos rigorosamente regulamentados no Japão, criados para otimizar o espaço e a eficiência em ambientes urbanos densos.
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Tamanho: Medem menos de 3,4 metros de comprimento.
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Motorização: Possuem cilindrada máxima de 660 cc.
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Vantagens: Devido ao seu tamanho e eficiência, beneficiam-se de impostos mais baixos no Japão.
A classe kei engloba desde pequenos hatches urbanos até microvans, caminhões e modelos elétricos compactos, como o Nissan Sakura e o Mitsubishi eK X EV. O interesse crescente é evidenciado pela chegada de modelos elétricos não japoneses, como o BYD Racco, mostrando que o conceito de micro-EVs pode se globalizar.

O Choque Cultural e as Barreiras Regulatórias
Apesar da ordem presidencial, trazer os kei cars para as estradas americanas é um desafio monumental. O mercado dos EUA é historicamente avesso a carros urbanos compactos.
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Regulamentação: A mudança exigiria uma reformulação completa das normas de segurança e emissões dos EUA para acomodar esses veículos de baixo peso e motorização reduzida, que foram projetados sob padrões japoneses.
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Custo de Engenharia: Para serem vendidos nos EUA, os modelos japoneses de direção à direita teriam que ser convertidos para direção à esquerda. Este custo de engenharia conflitaria com a própria natureza de baixo custo e acessibilidade do segmento kei.
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Hábito do Consumidor: O consumidor americano, que frequentemente usa o mesmo veículo para o trajeto diário, transporte de carga e viagens de longa distância, pode ter dificuldades em aceitar um carro tão pequeno e de uso estritamente urbano.
A viabilidade do kei car nos EUA, portanto, dependerá não apenas da aprovação regulatória, mas também de uma mudança significativa nos hábitos de consumo e na infraestrutura urbana.
Os americanos trocariam suas picapes por um fofo ‘kei car’? Comente se você compraria um ultracompacto para usar na sua cidade!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.