Daimler aposta em caminhões conectados à internet

Grupo alemão busca usar tecnologia para melhorar a mobilidade de veículos comerciais

A Daimler Trucks está trabalhando para lançar caminhões conectados à internet. A marca, que já conta com 365 mil veículos comerciais conectados por meio dos sistemas FleetBoard e Detroit Connect, pretende anunciar novidades na Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA), que será realizada em Hannover, na Alemanha, entre 22 e 29 de setembro deste ano.

Apostando em tecnologia, a empresa planeja investir cerca de meio bilhão de euros (cerca de R$ 2 bilhões) na conexão de seus caminhões e no desenvolvimento de serviços e soluções digitais. O objetivo é melhorar o desempenho do transporte de carga, diminuir gastos e enfrentar o volume crescente de tráfego de bens.

“Estamos conectando o caminhão com a Internet, e vamos torná-lo o principal elemento de dados da rede de logística. O veículo irá conectar todos os envolvidos com o transporte: motoristas, programadores, frotistas, oficinas, fabricantes e seguradoras ou autoridades. Eles recebem as informações em tempo real como condições do cavalo mecânico e do semirreboque, do trânsito e do clima, disponibilidade de vagas de estacionamento em postos de serviço das estradas, áreas de descanso e muito mais”, explica Wolfgang Bernhard, membro do Board da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses.

Usando o conceito de Internet das Coisas, os pesados são equipados com cerca de 400 sensores, conectados por um software que incluiu 130 milhões de linhas de código – mais do que um avião a jato, segundo a companhia.

Sistemas de conectividade

A subsidiária FleetBoard estabelece padrões de telemática para alguns caminhões da Mercedes-Benz. O serviço consiste em coletar dados sobre o veículo e enviá-los à matriz (por meio de telefonia celular). Com ele, é possível gerenciar frotas, motoristas e pedidos.

Para explorar ainda mais a tecnologia, a Mercedes-Benz vai criar uma unidade Digital Solutions & Sevices, que também tem a FleetBoard GmbH como núcleo. O objetivo é trabalhar em projetos relacionados a aplicativos digitais para veículos comerciais da montadora alemã.

Na América do Norte, os caminhões da marca contam com o sistema Detroit Connect, que é disponibilizado em parceria com a empresa Zonar Systems Inc. A tecnologia, dizem as fabricantes, é a primeira solução telemática nos Estados Unidos e no Canadá que consegue determinar a causa de falhas detectadas durante a viagem.

Quando um aviso aparece no interior do veículo, o chamado “Técnico Virtual” do sistema de conectividade envia um relatório de condições técnicas para a Central de Atendimento da Detroit. Os dados são analisados rapidamente e o motorista recebe um e-mail explicando o como ele deve proceder em cada situação.

20160321_6790f60e3d26456d97df912e5f1c60e0_conectividade-1

Merces-Benz fez teste de condução autônoma de caminhões na Alemanha | Foto: Divulgação

Condução autônoma

Ainda com foco em veículos conectados, a Daimler estreou três caminhões Mercedes-Benz Actros com sistemas de condução autônoma. Com a função Highway Pilot Connect, eles foram apresentados no dia 21 de março na estrada A52, em Düsseldorf, na Alemanha. Para a montadora, a tecnologia permite a operação interligada de comboios por rodovias ou estradas longas.

Os modelos irão participar do Desafio de Comboios de Caminhões de 2016, uma iniciativa que reúne veículos semi-autônomos de seis montadoras. Os conjuntos percorrerão estradas públicas com destino ao porto de Roterdã, na Holanda, em 6 de abril. A meta do evento é introduzir uma regulamentação harmonizada e otimizar os meios de transportes rodoviários dentro da União Europeia.

“O caminhão inteligente, auto-otimizado, tem a mais alta prioridade para nós. Usando as comunicações conectadas com outros veículos e os seus arredores, podemos melhorar o fluxo de trânsito e reduzir o consumo de combustível e as emissões. Ao mesmo tempo, os caminhões inteligentes ajudam a diminuir o número de acidentes de trânsito. Esse é um passo à frente muito importante rumo à condução livre de acidentes”, finaliza Sven Ennerst, chefe da área de Engenharia de Produtos & Compras Globais – Caminhões da Daimler.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA