Já fez o checklist? 6 itens de segurança INDISPENSÁVEIS na sua viagem
Já fez o checklist antes de pegar a estrada nas férias? Veja estes 6 itens de segurança INDISPENSÁVEIS na sua viagem de carro.
Viajar é uma experiência incrível, mas para que seja completa e tranquila, é fundamental se preparar com antecedência e garantir a sua segurança. Para te ajudar nessa missão, preparamos um checklist com 6 itens de segurança INDISPENSÁVEIS na sua viagem.
Quais os itens de segurança indispensáveis na viagem de carro?
Para sua segurança, são indispensáveis a documentação, Licenciamento do veículo, macaco, chave de roda, triângulo, estepe, manutenção, pneus em boas condições, entre outros itens abaixo:
1. Documentos
Quem viaja de carro deve levar a documentação do condutor, do carro e dos passageiros. Caso esteja com o Licenciamento ou IPVA atrasado é preciso regularizar antes de pegar a estrada, sob o risco de ter o carro apreendido e ter que voltar para casa antes do previsto.
Veja os documentos necessários:
- Carteira de identidade (RG);
- Carteira de Motorista válida (CNH);
- Certidão de nascimento para crianças sem carteira de de identidade;
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) – o licenciamento;
- Passaporte e PID (Permissão Internacional de Dirigir) em viagens internacionais.
2. Itens obrigatórios
São itens obrigatórios, que precisam estar em boas condições:
- Macaco
- Chave de roda
- Triângulo
- Estepe
Sem eles, o condutor está sujeito a multa de R$195,23, 5 pontos na carteira e retenção do veículo até a situação ser regularizada.
3. Manutenção preventiva
Não é bem um item, mas precisa de toda a sua atenção antes de viajar. Por conta das condições diferentes da estrada para as vias urbanas, é necessário verificar o estado dos fluidos do veículo (óleo do motor, câmbio e direção), líquido de arrefecimento do radiador, alinhamento e balanceamento das rodas.
4. Cinto de segurança
De acordo com o artigo 167 do Código de Trânsito Brasil (CTB), o cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros e o motorista em todas as vias do Brasil.
Além de uma irresponsabilidade que pode causar danos graves em caso de acidentes, transitar sem o cinto de segurança rende multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.
5. Pneus
Os pneus merecem um subtítulo à parte devido sua importância. Portanto, nada de trafegar com pneus carecas ou com deformações. Faça a calibragem correta, conforme as recomendações do fabricante, inclusive o estepe.
Leia também:
Pneu de carro tem garantia – Descubra de uma vez por todas
6. Cadeirinha
Se for viajar com crianças, use o assento/ cadeirinha indicada para sua idade:
- 0 a 1 ano de idade – bebê conforto;
- 1 a 4 anos – cadeirinha;
- 4 a 7 anos e meio de idade – assento de elevação
- Acima dos 7 anos pode usar o cinto de segurança, desde que tenha acima de 1,4 m de altura.
Certifique-se de que a cadeirinha esteja em boas condições, com selo do Inmetro e bem instalada.
Outros itens
Além destes, você pode levar consigo o extintor de incêndio, embora não seja mais obrigatório, kit de primeiros socorros, água, GPS, celular carregado e contatos úteis em caso de emergência. No mais, boa viagem.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.