IPVA 2023 no Rio Grande do Sul: veja quais serão os descontos

O IPVA 2023 no Rio Grande do Sul terá abatimentos no valor total para motoristas cadastrados em programas do governo; saiba como funciona

O calendário de pagamento do IPVA 2023 deve ser divulgado em novembro para o Rio Grande do Sul. No entanto, já é possível saber que haverá descontos. Veja a seguir os detalhes.

No último dia 17 desse mês, o Supremo Tribunal Federal julgou constitucional a lei sobre a cobrança do IPVA no Paraná

(Foto: Reprodução)

Descontos para o IPVA 2023 no Rio Grande do Sul podem chegar a 15%

  • Desconto do Bom Cidadão

Também em três faixas, a redução no valor do imposto pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra.

O desconto máximo de 5% será válido para quem tiver 150 notas ou mais; de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas; e de 1% para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.

O desconto do Bom Cidadão no Rio Grande do Sul é válido para o pagamento antecipado, para o pagamento parcelado ou ainda conforme o número final da placa do veículo. O período para juntar a quantidade de notas fiscais com CPF necessárias para o desconto do Bom Cidadão tem o prazo de um ano.

Para o exercício do IPVA 2023 no Rio Grande do Sul, o somatório de notas começou em 1º de novembro de 2021 e foi encerrado em 31 de outubro de 2022, para que haja tempo de lançar os descontos para os respectivos proprietários de veículos.

No último dia 17 desse mês, o Supremo Tribunal Federal julgou constitucional a lei sobre a cobrança do IPVA no Paraná

(Foto: Reprodução)

• Desconto do Bom Motorista

Os descontos para bons motoristas variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito.

Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2019 a 31 de outubro de 2022 (três anos), a redução será de 15%.

Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2020 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2021 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.

No último dia 17 desse mês, o Supremo Tribunal Federal julgou constitucional a lei sobre a cobrança do IPVA no Paraná

(Foto: Divulgação)

Aproveite e veja: como calcular o IPVA 2023

Alíquotas não terão alteração no RS

Além disso, a Secretaria Estadual da Fazendo do Rio Grande do Sul esclarece que as alíquotas de IPVA para o ano de 2023 não terão nenhuma alteração no Rio Grande do Sul.

Assim, seguem com os mesmos índices de 2022. As alíquotas do IPVA 2023 no Rio Grande do Sul são de 3% sobre o valor de mercado de automóveis de passeio e camionetes; 2% para motocicletas; e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus, automóveis e camionetes para locação.

Também, conforme o órgão, as alíquotas de IPVA do estado gaúcho se situam nos valores médios de outros estados. O valor ainda é menor do que no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul e no Paraná (3,5%), Goiás (3,75%), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – que têm alíquotas de 4%.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA