O Ministério da Infraestrutura, juntamente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Senastran (Secretaria Nacional de Trânsito) ativaram oficialmente o Registro Nacional Positivo de Condutores, conhecido como cadastro do “bom motorista”. O objetivo é incentivar a prática da cidadania e premiar os motoristas que não infringirem as leis de trânsito com benefícios e outros descontos.
O Cadastro do “Bom Motorista” foi idealizado em julho deste ano pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O RNPC alterou diversos tópicos do Código de Trânsito Brasileiro, como a ampliação do prazo de validade das habilitações.
Confira os benefícios do Bom Motorista
O bom motorista que não tiver infração ou multa em 12 meses poderá receber reembolsos, serviços de seguros, descontos para aluguel de carros, além de promoções em estacionamentos e pedágios.
VEJA TAMBÉM
O Serpro, um dos órgãos que compõe o RNPC, anunciou um desconto de 20% em certificados digitais para indivíduos sem token com aprovação de videoconferência. Parcerias como essas, entre órgãos e empresas públicas ou privadas, serão a base para os benefícios.
O novo sistema também traz outros benefícios para os motoristas. Além de adquirir CNH e CRLV digitais, que têm o mesmo valor jurídico dos documentos impressos, o aplicativo também oferece descontos no pagamento de multas e um sistema atualizado para transferência online de propriedade de veículos.
Embora o Registro Nacional Positivo de Condutores esteja liberado, os benefícios só estarão disponíveis a partir de 13 de outubro deste ano.
Como funciona o Cadastro Positivo de Condutores?
A ferramenta está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, onde os cidadãos podem se cadastrar. O aplicativo agora oferece CRLV-e e carteira de motorista digital.
Para ter acesso à plataforma «bom motorista», basta fazer o login através da sua conta Gov.br e depois acessar o menu principal com informações sobre as abas “motoristas”, “veículos”, “violação” e “educação”.