IPVA 2022: o que já sabemos sobre regras e datas!

IPVA 2022: o que já sabemos sobre regras e datas! Em alguns estados brasileiros já é possível saber como funcionará o imposto de 2022. Veja!

O Governo Federal e Secretarias da Fazenda de alguns estados do Brasil já divulgaram regras e calendários para o pagamento do IPVA 2022. Mesmo ainda estando em 2021, vale a pena conferir!

IPVA 2022

Foto: FDR

Regras e Datas para o IPVA 2022

De acordo com informações da Secretaria da Fazendo do Tocantins, o modelo atual do IPVA deve ser mantido. Ou seja, proprietários que pagarem o imposto em parcela única, terão até 10% de desconto. Lembrando que este abatimento pode variar conforme o estado.

Além disso, o IPVA 2022 pode ser pago em 10 parcelas sem juros. No entanto, pagamentos em atrasos incidem em multas e juros.

No caso do estado de Tocantins, houve mudança. Isso porque o IPVA até 2021 naquele estado  data para pagamento à vista com desconto e da 1 º parcela era para 17 de janeiro de 2022. Mas, nova data deve ser divulgada, a fim de dar prazo maior para os proprietários do Tocantins.

Enquanto isso, no Ceará a novidade fica por conta do programa estadual Sua Nota Tem Valor. Neste caso, os motoristas que aderirem à iniciativa terão até 5% de desconto a mais no pagamento do IPVA 2022.

Em Pernambuco, a Secretaria da Fazenda já realizou, em 2021, uma redução para automóveis. Neste caso de 5,27% no IPVA. Além disso, diminuição de 2,48% para ônibus e micro-ônibus. Assim, de acordo com o órgão, o IPVA 2022 para os pernambucanos deve seguir esta programação, alcançando as mesmas regras para o próximo ano.

Foto: Blue Car

Aproveite e veja também: os carros com o IPVA mais caro em 2021!

Sempre vale relembrar que, não pagar o IPVA ou deixá-lo em atraso pode implicar em consequências desagradáveis e prejuízos. Por exemplo, sem pagar o imposto não é possível licenciar o veículo.

Assim, sem estar com o licenciamento em dia, o veículo pode ser aprendido. Ao ser apreendido, o IPVA deve ser pago, além de incidir no pagamento diário das taxas cobradas pelos pátios dos Detran.

Também, o CPF ou CNPJ do proprietário com o IPVA em atraso está sujeito a constar na lista dos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo: Serasa, SPC ou SCPC.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA