IPVA 2022: o que já sabemos sobre regras e datas!

ipva 2022
Alguns estados do país já adiantam informações sobre o IPVA 2022. Foto: Clube Car Esporte

O Governo Federal e Secretarias da Fazenda de alguns estados do Brasil já divulgaram regras e calendários para o pagamento do IPVA 2022. Mesmo ainda estando em 2021, vale a pena conferir!

IPVA 2022
Foto: FDR

Regras e Datas para o IPVA 2022

De acordo com informações da Secretaria da Fazendo do Tocantins, o modelo atual do IPVA deve ser mantido. Ou seja, proprietários que pagarem o imposto em parcela única, terão até 10% de desconto. Lembrando que este abatimento pode variar conforme o estado.

Além disso, o IPVA 2022 pode ser pago em 10 parcelas sem juros. No entanto, pagamentos em atrasos incidem em multas e juros.

No caso do estado de Tocantins, houve mudança. Isso porque o IPVA até 2021 naquele estado  data para pagamento à vista com desconto e da 1 º parcela era para 17 de janeiro de 2022. Mas, nova data deve ser divulgada, a fim de dar prazo maior para os proprietários do Tocantins.

Enquanto isso, no Ceará a novidade fica por conta do programa estadual Sua Nota Tem Valor. Neste caso, os motoristas que aderirem à iniciativa terão até 5% de desconto a mais no pagamento do IPVA 2022.

Em Pernambuco, a Secretaria da Fazenda já realizou, em 2021, uma redução para automóveis. Neste caso de 5,27% no IPVA. Além disso, diminuição de 2,48% para ônibus e micro-ônibus. Assim, de acordo com o órgão, o IPVA 2022 para os pernambucanos deve seguir esta programação, alcançando as mesmas regras para o próximo ano.

Foto: Blue Car

Aproveite e veja também: os carros com o IPVA mais caro em 2021!

Sempre vale relembrar que, não pagar o IPVA ou deixá-lo em atraso pode implicar em consequências desagradáveis e prejuízos. Por exemplo, sem pagar o imposto não é possível licenciar o veículo.

Assim, sem estar com o licenciamento em dia, o veículo pode ser aprendido. Ao ser apreendido, o IPVA deve ser pago, além de incidir no pagamento diário das taxas cobradas pelos pátios dos Detran.

Também, o CPF ou CNPJ do proprietário com o IPVA em atraso está sujeito a constar na lista dos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo: Serasa, SPC ou SCPC.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar