O Imposto sobre a Propriedade de Veiculos Automotores (IPVA) é um dos impostos mais importantes que os motoristas devem pegar. Muitos estados já divulgaram as tabelas com os preços que os proprietários devem pagar e o calendário com os prazos. Em São Paulo, os dados foram divulgados no último dia 21 de dezembro. E o carro que pagará o IPVA 2022 mais caro no estado é o Porsche 918 Spyder.
A tabela pode ser consultada no site do Detran-SP. De acordo com ela, o preço venal do modelo 2015 é de impressionantes R$ 13.187.330. Ou seja, ao multiplicarmos com a alíquota estadual (4%) e dividimos o resultado por 100, podemos ver que os donos destes veículos terão que pagar R$ 527.493,20 pelo IPVA 2022. Ele se junta a outros esportivos que pagaram o IPVA mais caro nos últimos anos, como o Mclaren Senna.
IPVA 2022 mais caro em SP é do Porsche e valor impressiona; confira
Estamos falando de um dos carros mais velozes e únicos fábricados pela montadora alemã. O Porsche 918 Spyder foi lançado originalmente no ano de 2013, durante o Salão de Frankfurt. Apenas 918 unidades foram fabricadas ao todo. Aqui no Brasil, as poucas uniades chegaram em meados de 2014 custando cerca de R$ 4 milhões. O modelo saiu de linha no ano seguinte. Mas ele deixou sua marca na história da marca.
O superesportivo tinha como concorrentes a Ferrari LaFerrari e a Mclaren P1. Ele media 4,64 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,16 m de altura. Várias coisas chamavam a atenção neste modelo. O design era uma delas. Seu capô, por exemplo, era um pouco rebaixado. Já a parte do para-choque possuia um spoiler. Outros detalhes, como as entradas de ar e o grande aerofólio retrátil também chamavam a atenção.
Dependendo do modo de condução, eles podem ser alterados. Tudo para garantir ganhos aerodinãmicos. O uso de fibra de carbono em várias partes do modelo também impressiona. já o conjunto óptico é formado por faróis full LED. O 918 Spyder vinha equipado com rodas de 20 polegadas na frente e de 21 polegadas na traseira. Elas eram de magnésio (e a pinça do freio era verde).
Já o interior misturava o detalhes clássicos com modernos. Atrás do volante, por exemplo, estão três charmosos marcadores. Este estilo arredondado lembra muito modelos de corrida antigos (e até carros de rua antigos). O volante podia vir revestido em couro. No lado direito do volante, a extravagante central de comandos. Os comandos do sistema de temperatura, do ajuste de asa, de iluminação e do Porsche Communication Management (PCM) eram touchscreem.
Conjunto mecânico
O Porsche 918 Spyder (que tem o IPVA 2022 mais caro de SP) tem como principal destaque o conjunto mecânico. Aliás, não estamos falando de um conjunto qualquer. O carro estava um poderoso sistema híbrido. O motor a combustao era um V8 4.6 aspirado (608 cv de potência e 55 kgfm de torque). Enquanto isso, o carro tinha um motor elétrico em cada eixo – 156 cv no eixo traseiro e 129 cv no eixo dianteiro.
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Eles podiam produzir uma potência combinada de 887 cv e um torque de 130 kgfm. O conjunto ainda trazia o câmbio automatizado PDK (dupla embreagem). Com ele, o carro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos (!!!) e atingir uma velocidade máxima de 345 km/h. Claro, não podemos esquecer da bateria de lítio de 6,8 kWh. Já que ele é um carro Plug-In Hybrid, ele podia rodar por 32 km sem gastar um litro de combustível.