IPVA 2022 mais caro em SP é do Porsche e valor impressiona; confira
Em São Paulo, os dados do IPVA foram divulgados no dia 21 de dezembro. E o carro que pagará o IPVA 2022 mais caro no estado é o Porsche 918 Spyder
O Imposto sobre a Propriedade de Veiculos Automotores (IPVA) é um dos impostos mais importantes que os motoristas devem pegar. Muitos estados já divulgaram as tabelas com os preços que os proprietários devem pagar e o calendário com os prazos. Em São Paulo, os dados foram divulgados no último dia 21 de dezembro. E o carro que pagará o IPVA 2022 mais caro no estado é o Porsche 918 Spyder.
A tabela pode ser consultada no site do Detran-SP. De acordo com ela, o preço venal do modelo 2015 é de impressionantes R$ 13.187.330. Ou seja, ao multiplicarmos com a alíquota estadual (4%) e dividimos o resultado por 100, podemos ver que os donos destes veículos terão que pagar R$ 527.493,20 pelo IPVA 2022. Ele se junta a outros esportivos que pagaram o IPVA mais caro nos últimos anos, como o Mclaren Senna.
IPVA 2022 mais caro em SP é do Porsche e valor impressiona; confira
Estamos falando de um dos carros mais velozes e únicos fábricados pela montadora alemã. O Porsche 918 Spyder foi lançado originalmente no ano de 2013, durante o Salão de Frankfurt. Apenas 918 unidades foram fabricadas ao todo. Aqui no Brasil, as poucas uniades chegaram em meados de 2014 custando cerca de R$ 4 milhões. O modelo saiu de linha no ano seguinte. Mas ele deixou sua marca na história da marca.
O superesportivo tinha como concorrentes a Ferrari LaFerrari e a Mclaren P1. Ele media 4,64 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,16 m de altura. Várias coisas chamavam a atenção neste modelo. O design era uma delas. Seu capô, por exemplo, era um pouco rebaixado. Já a parte do para-choque possuia um spoiler. Outros detalhes, como as entradas de ar e o grande aerofólio retrátil também chamavam a atenção.
Dependendo do modo de condução, eles podem ser alterados. Tudo para garantir ganhos aerodinãmicos. O uso de fibra de carbono em várias partes do modelo também impressiona. já o conjunto óptico é formado por faróis full LED. O 918 Spyder vinha equipado com rodas de 20 polegadas na frente e de 21 polegadas na traseira. Elas eram de magnésio (e a pinça do freio era verde).
Já o interior misturava o detalhes clássicos com modernos. Atrás do volante, por exemplo, estão três charmosos marcadores. Este estilo arredondado lembra muito modelos de corrida antigos (e até carros de rua antigos). O volante podia vir revestido em couro. No lado direito do volante, a extravagante central de comandos. Os comandos do sistema de temperatura, do ajuste de asa, de iluminação e do Porsche Communication Management (PCM) eram touchscreem.
Conjunto mecânico
O Porsche 918 Spyder (que tem o IPVA 2022 mais caro de SP) tem como principal destaque o conjunto mecânico. Aliás, não estamos falando de um conjunto qualquer. O carro estava um poderoso sistema híbrido. O motor a combustao era um V8 4.6 aspirado (608 cv de potência e 55 kgfm de torque). Enquanto isso, o carro tinha um motor elétrico em cada eixo – 156 cv no eixo traseiro e 129 cv no eixo dianteiro.
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Eles podiam produzir uma potência combinada de 887 cv e um torque de 130 kgfm. O conjunto ainda trazia o câmbio automatizado PDK (dupla embreagem). Com ele, o carro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos (!!!) e atingir uma velocidade máxima de 345 km/h. Claro, não podemos esquecer da bateria de lítio de 6,8 kWh. Já que ele é um carro Plug-In Hybrid, ele podia rodar por 32 km sem gastar um litro de combustível.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.