Palco do GP Brasil de F1, o autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Interlagos, celebra seus 80 anos nesta terça-feira. Projetado para ser parte de um ambicioso projeto urbanista, a pista foi inaugurada oficialmente em 12 de maio de 1940. Inicialmente, o traçado tinha quase 8 km, e manteve esse desenho até 1989, quando houve a reforma que reduziu as dimensões e deu o formato atual para o local.
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Interlagos 80 anos: o início
O autódromo pode até ter sido inaugurado em 1940, mas os planos para o bairro de Interlagos datam de 1926. A ideia era transformar o local em um bairro de luxo, com direito a hotel de alto padrão, casino e uma praia artificial nas margens da represa de Guarapiranga. Com o automóvel se tornando mais popular no Brasil, juntamente com as corridas, foi pensado em reservar um espaço para uma pista fechada que promoveria as competições automobilísticas.
Tudo parecia encaminhado quando a crise econômica de 1929 derrubou as receitas e os investimentos para o projeto. Durante a década de 1930, a Auto Estradas S.A, responsável pela construção do complexo, tentou levantar fundos para que o bairro fosse construído. Paralelamente, as competições automotivas tornavam-se ainda mais apreciadas pelos brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro, que passou a receber o Grande Prêmio internacional no traçado de rua da Gávea. São Paulo também recebeu um GP internacional de rua, em 1936. Entretanto, um acidente foi causado por espectador, que resolveu invadir a pista, e fez com que os carros do brasileiro Manuel de Teffé e da francesa Hellé Nice colidissem. Por conta da proximidade do público com a rua, diversos espectadores foram atingidos, sendo que cinco morreram.
A tragédia fez com que a construção de uma pista fosse agilizada, resultando no autódromo de Interlagos, que foi inaugurado oficialmente em 12 de maio de 1940.
Sucesso nacional em meio ao descaso
Durante 20 anos, Interlagos foi utilizado para provas nacionais, principalmente as corridas de longa duração. Embora tivesse um traçado elogiado pelo público e pelos pilotos, o local não recebeu grandes investimentos até o fim da década de 1960. O asfalto não era dos melhores, o mato tomava conta do entorno, e não havia grandes preocupações com a segurança dos pilotos. Nessa época, Interlagos mais parecia uma rua pública do que um autódromo.
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Em 1968, após alguns acidentes fatais, os administradores do circuito resolveram planejar uma reforma no local, de modo que ele ficasse mais seguro e passasse a atrair competições internacionais.
Fórmula 1 e as vitórias brasileiras
Revitalizado e mais seguro, Interlagos passou a receber a Fórmula Ford e a F2 no início dos anos 1970. Porém, a consagração da pista viria em 1972, com a realização da primeira corrida de Fórmula 1 no local. Mesmo sem fazer parte do calendário oficial, e sem contar pontos para o campeonato, a prova foi um sucesso de público. Em 1973, já incluso no circo da F1, a corrida foi vencida por Emerson Fittipaldi, então atual campeão mundial e piloto da Lotus. No ano seguinte, nova vitória do brasileiro, que já estava na McLaren. Fechando a trinca de triunfos brasileiros na pista, José Carlos Pace, com a Brabham, foi o vencedor em 1975, com Fittipaldi sendo o segundo. Essa foi a única vitória de Pace na F1, já que ele morreu dois anos depois por conta de um acidente aéreo. Como homenagem ao piloto, o autódromo passou a usar seu nome em 1985.
Reforma e o formato atual
A Fórmula 1 migrou com mala e cuia para o Rio de Janeiro nos anos 1980, com o GP Brasil passando a ser sediado na finada pista de Jacarepaguá. Na época, o traçado carioca era um dos mais modernos no mundo, sendo menor e mais seguro que Interlagos. Sem a principal categoria mundial, o autódromo paulista seguiu sendo utilizado por categorias nacionais, como a Stock Car e a tradicional disputa da 1000 milhas brasileiras.
O cenário começou a mudar em 1989. Naquele ano, uma reforma drástica foi iniciada na pista para que ela voltasse a receber a F1 em 1990. Dessa forma, Interlagos passou a ter o formato atual, com a pista reduzida para 4.309 metros. Até Ayrton Senna ajudou na reforma, sugerindo que fosse feito um S para unir a reta dos boxes com a Curva do Sol. Como homenagem, o trecho foi batizado de S do Senna, sendo um dos símbolos do traçado.
Desde então, a F1 não saiu mais da pista paulista. O público pode ver de perto quatro triunfos brasileiros, com duas vitórias de Senna (1991 e 1993) e mais duas de Felipe Massa (2006 e 2008). Alguns campeonatos mundiais também foram decididos no local: 2005, 2006 (bicampeonato de Fernando Alonso), 2007 (Kimi Raikkonen), 2008 (primeiro título de Lewis Hamilton, que disputava com Massa), 2009 (Jenson Button) e 2012 (Sebastian Vettel). Interlagos também foi palco das duas despedidas de Michael Schumacher, em 2006 e 2012. O heptacampeão mundial, inclusive, é o maior vencedor do autódromo paulistano, com quatro triunfos (1994, 1995, 2000 e 2002).
Principais autódromos do mundo
Na galeria, confira os autódromos mais importantes do mundo, com Interlagos na lista.
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Autódromo Internacional José Carlos Pace – Interlagos (São Paulo, Brasil): principal pista brasileira, o traçado paulistano existe desde os anos 1940. Recebeu o formato atual em 1990, quando voltou a receber a F1. Além dela, também recebe a Stock Car e diversas outras categorias do País |Divulgação
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Autódromo Internacional José Carlos Pace – Interlagos (São Paulo, Brasil): principal pista brasileira, o traçado paulistano existe desde os anos 1940. Recebeu o formato atual em 1990, quando voltou a receber a F1. Além dela, também recebe a Stock Car e diversas outras categorias do País |Divulgação
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Autódromo Internacional José Carlos Pace – Interlagos (São Paulo, Brasil): principal pista brasileira, o traçado paulistano existe desde os anos 1940. Recebeu o formato atual em 1990, quando voltou a receber a F1. Além dela, também recebe a Stock Car e diversas outras categorias do País |Divulgação
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Autódromo Internacional José Carlos Pace – Interlagos (São Paulo, Brasil): principal pista brasileira, o traçado paulistano existe desde os anos 1940. Recebeu o formato atual em 1990, quando voltou a receber a F1. Além dela, também recebe a Stock Car e diversas outras categorias do País |Divulgação
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Autódromo Hermanos Rodriguez (Cidade do México, México): pista com a maior atitude do calendário da Fórmula 1, esta pista já sediou a etapa mexicana da categoria em três períodos: de 1963 a 1970, depois entre 1986 e 1992, e retornando em 2015 até os tempos atuais |Divulgação
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Autódromo Hermanos Rodriguez (Cidade do México, México): pista com a maior atitude do calendário da Fórmula 1, esta pista já sediou a etapa mexicana da categoria em três períodos: de 1963 a 1970, depois entre 1986 e 1992, e retornando em 2015 até os tempos atuais |Divulgação
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Autódromo Hermanos Rodriguez (Cidade do México, México): pista com a maior atitude do calendário da Fórmula 1, esta pista já sediou a etapa mexicana da categoria em três períodos: de 1963 a 1970, depois entre 1986 e 1992, e retornando em 2015 até os tempos atuais |Divulgação
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Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari (Ímola, Itália): é uma pista que não traz boas recordações aos brasileiros, por conta do acidente de Ayrton Senna. Teve o traçado alterado após o trágico GP de 1994, que também vitimou Roland Ratzenberger, recebendo a F1 até 2006. Mesmo com todas as fatalidades, ainda é uma das pistas mais importantes do automobilismo |Divulgação
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Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari (Ímola, Itália): é uma pista que não traz boas recordações aos brasileiros, por conta do acidente de Ayrton Senna. Teve o traçado alterado após o trágico GP de 1994, que também vitimou Roland Ratzenberger, recebendo a F1 até 2006. Mesmo com todas as fatalidades, ainda é uma das pistas mais importantes do automobilismo |Divulgação
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Circuit de Barcelona-Catalunya (Montmeló, Espanha): recebe a F1 desde 1991, além de ser também o local escolhido para os testes de pré-temporada. A MotoGP é outra importante categoria que utiliza essa pista, organizando o GP da Catalunha anualmente |Divulgação
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Circuit de Barcelona-Catalunya (Montmeló, Espanha): recebe a F1 desde 1991, além de ser também o local escolhido para os testes de pré-temporada. A MotoGP é outra importante categoria que utiliza essa pista, organizando o GP da Catalunha anualmente |Divulgação
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Circuit de Barcelona-Catalunya (Montmeló, Espanha): recebe a F1 desde 1991, além de ser também o local escolhido para os testes de pré-temporada. A MotoGP é outra importante categoria que utiliza essa pista, organizando o GP da Catalunha anualmente |Divulgação
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Daytona International Speedway (Daytona Beach, EUA): recebe as 500 milhas da Nascar, uma das provas mais importantes da categoria, e também as 24h de Daytona dos carros protótipos do campeonato americano (IMSA) |Divulgação
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Daytona International Speedway (Daytona Beach, EUA): recebe as 500 milhas da Nascar, uma das provas mais importantes da categoria, e também as 24h de Daytona dos carros protótipos do campeonato americano (IMSA) |Divulgação
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Daytona International Speedway (Daytona Beach, EUA): recebe as 500 milhas da Nascar, uma das provas mais importantes da categoria, e também as 24h de Daytona dos carros protótipos do campeonato americano (IMSA) |Divulgação
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Hockenheimring Baden-Württemberg (Hockenheim, Alemanha): atual sede do GP da Alemanha, foi nesta pista que Rubens Barrichello conquistou sua primeira vitória na F1, em 2000, seu ano de estreia pela Ferrari. Na época, o traçado ainda era o antigo, com grandes retas que cortavam a floresta. A pista foi reduzida em 2002, utilizando o mesmo formato até hoje |Divulgação
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Hockenheimring Baden-Württemberg (Hockenheim, Alemanha): atual sede do GP da Alemanha, foi nesta pista que Rubens Barrichello conquistou sua primeira vitória na F1, em 2000, seu ano de estreia pela Ferrari. Na época, o traçado ainda era o antigo, com grandes retas que cortavam a floresta. A pista foi reduzida em 2002, utilizando o mesmo formato até hoje |Divulgação
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Hockenheimring Baden-Württemberg (Hockenheim, Alemanha): atual sede do GP da Alemanha, foi nesta pista que Rubens Barrichello conquistou sua primeira vitória na F1, em 2000, seu ano de estreia pela Ferrari. Na época, o traçado ainda era o antigo, com grandes retas que cortavam a floresta. A pista foi reduzida em 2002, utilizando o mesmo formato até hoje |Divulgação
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Indianapolis Motor Speedway (Indianapolis, EUA): com mais de um século de história, é o palco das tradicionais 500 Milhas da Fórmula Indy. Foi sede do GP dos Estados Unidos de F1 entre 2000 e 2007 |Divulgação
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Indianapolis Motor Speedway (Indianapolis, EUA): com mais de um século de história, é o palco das tradicionais 500 Milhas da Fórmula Indy. Foi sede do GP dos Estados Unidos de F1 entre 2000 e 2007 |Divulgação
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Indianapolis Motor Speedway (Indianapolis, EUA): com mais de um século de história, é o palco das tradicionais 500 Milhas da Fórmula Indy. Foi sede do GP dos Estados Unidos de F1 entre 2000 e 2007 |Divulgação
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Indianapolis Motor Speedway (Indianapolis, EUA): com mais de um século de história, é o palco das tradicionais 500 Milhas da Fórmula Indy. Foi sede do GP dos Estados Unidos de F1 entre 2000 e 2007 |ChrisMRichards on Visual Hunt / CC BY-NC-ND
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WeatherTech Raceway Laguna Seca (Monterey, EUA): uma das pistas mais tradicionais do país, ela é famosa pela desafiadora curva saca-rolha. Já recebeu diversas competições internacionais, como a MotoGP, Superbike e a extinta ChampCar, atual Fórmula Indy |DonDahlmann on VisualHunt / CC BY-NC-ND
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WeatherTech Raceway Laguna Seca (Monterey, EUA): uma das pistas mais tradicionais do país, ela é famosa pela desafiadora curva saca-rolha. Já recebeu diversas competições internacionais, como a MotoGP, Superbike e a extinta ChampCar, atual Fórmula Indy | al_green on Visualhunt / CC BY-NC-ND
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WeatherTech Raceway Laguna Seca (Monterey, EUA): uma das pistas mais tradicionais do país, ela é famosa pela desafiadora curva saca-rolha. Já recebeu diversas competições internacionais, como a MotoGP, Superbike e a extinta ChampCar, atual Fórmula Indy |Absolutely Simple on VisualHunt.com / CC BY-NC
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O Garagem360, inclusive, já andou nesta pista. Confira o relato de nossa reportagem neste texto: https://bit.ly/2GukmOs |Maria Beatriz Vaccari/Garagem360
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Circuit de la Sarthe (Le Mans, França): outro templo do automobilismo e que realiza desde 1923 as 24 horas de Le Mans, prova mais importante do calendário do WEC, o mundial de endurance |Divulgação
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Circuit de la Sarthe (Le Mans, França): outro templo do automobilismo e que realiza desde 1923 as 24 horas de Le Mans, prova mais importante do calendário do WEC, o mundial de endurance |Divulgação
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Mônaco (Monte Carlo): não chega a ser um circuito, já que a corrida é realizada nas ruas da cidade. Mesmo assim, é um dos locais sagrados do automobilismo. Por ser uma pista de rua, é aberta para que qualquer pessoa percorra as famosas curvas do principado |Divulgação
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Mônaco (Monte Carlo): não chega a ser um circuito, já que a corrida é realizada nas ruas da cidade. Mesmo assim, é um dos locais sagrados do automobilismo. Por ser uma pista de rua, é aberta para que qualquer pessoa percorra as famosas curvas do principado |Divulgação
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Mônaco (Monte Carlo): não chega a ser um circuito, já que a corrida é realizada nas ruas da cidade. Mesmo assim, é um dos locais sagrados do automobilismo. Por ser uma pista de rua, é aberta para que qualquer pessoa percorra as famosas curvas do principado |Divulgação
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Mônaco (Monte Carlo): não chega a ser um circuito, já que a corrida é realizada nas ruas da cidade. Mesmo assim, é um dos locais sagrados do automobilismo. Por ser uma pista de rua, é aberta para que qualquer pessoa percorra as famosas curvas do principado |Divulgação
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Autodromo Nazionale Monza (Monza, Itália): palco do GP da Itália, a pista foi construída em 1922 e já recebeu a F1 em 68 oportunidades, desde 1950. É aqui que os italianos demonstram toda a sua paixão pela Ferrari, com enormes bandeirões e cartazes de devoção aos carros vermelhos |Divulgação
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Autodromo Nazionale Monza (Monza, Itália): palco do GP da Itália, a pista foi construída em 1922 e já recebeu a F1 em 68 oportunidades, desde 1950. É aqui que os italianos demonstram toda a sua paixão pela Ferrari, com enormes bandeirões e cartazes de devoção aos carros vermelhos |Divulgação
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Autodromo Nazionale Monza (Monza, Itália): palco do GP da Itália, a pista foi construída em 1922 e já recebeu a F1 em 68 oportunidades, desde 1950. É aqui que os italianos demonstram toda a sua paixão pela Ferrari, com enormes bandeirões e cartazes de devoção aos carros vermelhos |Divulgação
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Autodromo Nazionale Monza (Monza, Itália): palco do GP da Itália, a pista foi construída em 1922 e já recebeu a F1 em 68 oportunidades, desde 1950. É aqui que os italianos demonstram toda a sua paixão pela Ferrari, com enormes bandeirões e cartazes de devoção aos carros vermelhos |Divulgação
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Nürburing (Nürburg, Alemanha): recebeu por diversos anos o GP da Alemanha e o GP da Europa de F1. Seu traçado antigo, o Nordschleife, pode ser visitado por turistas, sendo permitido dar algumas voltas de carro pelas suas 154 curvas | Jaeger-Meister on Visualhunt / CC BY
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Nürburing (Nürburg, Alemanha): recebeu por diversos anos o GP da Alemanha e o GP da Europa de F1. Seu traçado antigo, o Nordschleife, pode ser visitado por turistas, sendo permitido dar algumas voltas de carro pelas suas 154 curvas | SCHOOTS on VisualHunt.com / CC BY-NC
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Nürburing (Nürburg, Alemanha): recebeu por diversos anos o GP da Alemanha e o GP da Europa de F1. Seu traçado antigo, o Nordschleife, pode ser visitado por turistas, sendo permitido dar algumas voltas de carro pelas suas 154 curvas | astrablog on VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
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Silverstone Circuit (Silverstone, Inglaterra): antigo aeroporto, a pista inglesa foi a responsável por inaugurar a Fórmula 1, tendo recebido o primeiro GP da história da categoria. É um dos circuitos mais tradicionais e importantes do mundo |Divulgação
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Silverstone Circuit (Silverstone, Inglaterra): antigo aeroporto, a pista inglesa foi a responsável por inaugurar a Fórmula 1, tendo recebido o primeiro GP da história da categoria. É um dos circuitos mais tradicionais e importantes do mundo |Divulgação
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Silverstone Circuit (Silverstone, Inglaterra): antigo aeroporto, a pista inglesa foi a responsável por inaugurar a Fórmula 1, tendo recebido o primeiro GP da história da categoria. É um dos circuitos mais tradicionais e importantes do mundo |Divulgação
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Circuit de Spa-Francorchamps (Stavelot, Bélgica): recebe anualmente a F1, sendo uma das pistas favoritas dos pilotos. A temida curva Eau Rouge, feita na subida e em alta velocidade, é uma das mais conhecidas do esporte a motor |Divulgação
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Circuit de Spa-Francorchamps (Stavelot, Bélgica): recebe anualmente a F1, sendo uma das pistas favoritas dos pilotos. A temida curva Eau Rouge, feita na subida e em alta velocidade, é uma das mais conhecidas do esporte a motor |Divulgação
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Circuit de Spa-Francorchamps (Stavelot, Bélgica): recebe anualmente a F1, sendo uma das pistas favoritas dos pilotos. A temida curva Eau Rouge, feita na subida e em alta velocidade, é uma das mais conhecidas do esporte a motor |Divulgação
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Suzuka International Racing Course (Suzuka, Japão): única pista em formato de 8, já decidiu diversos campeonatos. Foi aqui que Ayrton Senna conquistou seus três campeonatos (1988, 1990 e 1991). Recebe a MotoGP e diversas categorias locais, como a Super GT |Divulgação
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Suzuka International Racing Course (Suzuka, Japão): única pista em formato de 8, já decidiu diversos campeonatos. Foi aqui que Ayrton Senna conquistou seus três campeonatos (1988, 1990 e 1991). Recebe a MotoGP e diversas categorias locais, como a Super GT |Divulgação
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Suzuka International Racing Course (Suzuka, Japão): única pista em formato de 8, já decidiu diversos campeonatos. Foi aqui que Ayrton Senna conquistou seus três campeonatos (1988, 1990 e 1991). Recebe a MotoGP e diversas categorias locais, como a Super GT |Divulgação