Hyundai Tucson retorna ao Brasil. No entanto, um detalhe pode decepcionar

A Caoa, responsável pela produção e venda do Hyundai Tucson no Brasil, anunciou a volta do modelo ao mercado nacional. A fabricação teve que ser interrompida em 2022 para ficar em linha com as novas diretrizes de emissão de poluentes. O SUV retorna ao Brasil em abril, mas com uma ponta de decepção para os consumidores brasileiros.

Produção do Hyundai Tucson é retomada no Brasil

A produção do Hyundai Tucson teve que ser interrompida em 2022 devido aos novos limites de emissões determinados pelo Proconve L7, 7ª fase do “Programa de Controle de Emissões Veiculares”, em vigor desde 1º de janeiro do ano passado.

A Caoa precisou realizar mudanças na motorização para se adequar aos novos limites de emissões e agora volta a comercializar o Hyundai Tucson no Brasil. Produzido na fábrica de Anápolis (GO), o SUV retorna ao mercado nacional com um detalhe que pode decepcionar os consumidores.

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Versão pode frustrar público brasileiro

Em 2021, o Tucson foi reestilizado para o mercado internacional com o design mais recente da marca, que possui faróis integrados à grade com um efeito tridimensional, por exemplo. Mas não será esta versão disponível na retomada da produção do Tucson.

Público esperava pela versão mais recente, o Hyundai Tucson 2021 (Foto: Divulgação/Hyundai)

O modelo comercializado pela Caoa será baseado na versão de 2019, frustrando os planos de quem desejava a configuração mais recente do SUV. Disponível nas concessionárias de todo o Brasil a partir do mês de abril, a versão não deve ter muita alteração em design.

As mudanças serão pequenas, com algumas alterações na grade frontal com elementos geométricos, para-choques com desenho mais simples e novos faróis.

Por dentro, o SUV deve receber algumas novidades. A principal delas é a inclusão da nova central multimídia com tela flutuante de 9 polegadas, mas a montadora não informou quais funcionalidades estarão no equipamento.

O Tucson também irá trazer novo painel de instrumentos, finalizando as novidades. O modelo deve continuar com as tecnologias presentes na versão de 2019, como freio de estacionamento elétrico, chave presencial e ar-condicionado digital de duas zonas.

Modelo comercializado em 2023 terá como base a versão de 2019 (Foto: Divulgação/Hyundai)

Outra provável mudança está na motorização. Apesar de a Caoa não ter divulgado mudanças relevantes, o propulsor pode perder potência e torque para se adaptar às novas diretrizes do Proconve L7.

Atualmente, o Hyundai Tucson traz motor 1.6 TGDI acoplado ao câmbio automático de sete velocidades. Este propulsor gera 177 cv de potência e 27 kgfm de torque.

A média de consumo de combustível é de 10,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Disponível em duas versões, o SUV deve manter os preços praticados até o último ano. A versão GLS deve ter preço acima dos R$ 200 mil e o modelo Limited a partir de R$ 250 mil.

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Alisson WiederRedator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.
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