Hyundai Tucson mais barato que o Creta após o fim da parceria entre CAOA e Hyundai
O Hyundai Tucson está de saída do Brasil após o fim da parceria CAOA-Hyundai. Descubra por que suas últimas unidades estão mais baratas que o Creta e o que motivou o fim da produção.
Um capítulo importante na história da Hyundai no Brasil está chegando ao fim. O Hyundai Tucson, um dos SUVs mais longevos e conhecidos do país, está se despedindo do mercado nacional. Com o encerramento da parceria entre o Grupo CAOA e a Hyundai Motor Brasil, o modelo sai de linha definitivamente, e suas últimas unidades em estoque estão sendo vendidas com descontos significativos.
Quanto custa um Hyundai Tucson?
Atualmente, o Tucson está disponível em sua versão única, a Limited 2025, com um preço de tabela de R$ 199.490. No entanto, para quem optar por dar um seminovo na troca, o valor pode cair para R$ 184.490. Essa redução de preço o torna, surpreendentemente, mais acessível do que um Hyundai Creta N Line, um de seus “irmãos” menores e mais recentes na linha da marca.
O “New Tucson” desembarcou no Brasil há quase dez anos, buscando dar continuidade ao sucesso de suas gerações anteriores e manter o nome Tucson relevante no segmento de SUVs. Mesmo sem receber grandes atualizações nos últimos anos, o modelo ainda mantém uma presença imponente nas ruas.
Sob o capô, o Tucson conta com um motor 1.6 turbo TGDI, movido exclusivamente a gasolina, que entrega 177 cv de potência e 27 kgfm de torque. O conjunto é complementado por uma transmissão automatizada de dupla embreagem a seco, com sete marchas.
Novas regras de emissão “nerfam” o Tucson
A combinação mecânica do Tucson, embora robusta, encontrou um obstáculo intransponível: as novas e mais rigorosas regras de emissões do Proconve L8. Essas normas tornaram inviável a produção do modelo para o ano-modelo 2025, selando seu destino no mercado brasileiro.
Apesar de ser considerado menos tecnológico e um pouco defasado em comparação com rivais mais novos, o Tucson se destaca por outros atributos. Seu espaço interno generoso é um grande atrativo, e o consumo de combustível também merece menção: o SUV registra médias de 10,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.
O desempenho, com um 0 a 100 km/h em 9,1 segundos para seus 1.624 kg, é considerado suficiente para o dia a dia.
Com o fim da parceria CAOA-Hyundai e a chegada iminente das novas regulamentações, o Tucson se despede, mas não sem antes oferecer uma última oportunidade para quem busca um SUV espaçoso e com um bom custo-benefício.
Eai, um Tucson ou Creta? Responda nos comentários!
Leia também: Hyundai Tucson 2025 chegou com tecnologias avançadas e conforto refinado
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.