Hyundai passa a vender somente carros elétricos em país da Europa
A Hyundai dá mais um passo rumo ao futuro zero emissão de carbono ao anunciar gama formada somente por carros elétricos na Noruega; entenda
Desde o dia 1º de janeiro deste ano, a Hyundai conta com um portfólio totalmente composto por carros elétricos na Noruega, na Europa. A montadora decidiu não vender mais carros a combustão no país, uma vez mais de 90% das vendas da empresa no mercado local já eram de modelos zero emissão de carbono.
Hyundai decide comercializar apenas carros elétricos na Noruega
A Hyundai da Noruega decidiu que o portfólio da marca será composto exclusivamente por carros elétricos. A medida, anunciada no final de 2022, já começou a valer ontem, 1º de janeiro de 2023. A montadora é uma das líderes no segmento no país: mais de 90% das vendas da marca na Noruega nos últimos anos são de modelos zero emissão de carbono.
De acordo com a empresa, entre 2020 e 2022, a marca entregou 25 mil carros de passeio na Noruega, dos quais 92% são totalmente elétricos. Isso deu à Hyundai uma posição estabelecida como uma das marcas de carros mais populares da região, não apenas para os EVs, mas para todos os tipos veículos.
Com a decisão, a Noruega se torna o primeiro país onde a Hyundai tem um portfólio totalmente elétrico, sem veículos híbridos ou a combustão. Também é válido lembrar que o país é o atual líder global em eletrificação, tanto que hoje é um dos locais escolhidos pela marca para o desenvolvimento de novos carros elétricos.
O fortalecimento da marca no país dentro do segmento de elétricos foi iniciado com a introdução da linha Ioniq, ainda em 2016.
Outro bom exemplo é o Hyundai Kona Electric, veículo lançado em 2018, que também fez sucesso desde seu lançamento e estreou nova geração recentemente. O longo alcance, preço acessível e a carroceria crossover resultaram em 8 mil pré-encomendas, fazendo do modelo um dos carros com maior número de vendas no país nos últimos anos.
De lá para cá, a gama também passou a contar com o Hyundai Ioniq 5, que também traz sistema motriz não poluente e foi o quinto modelo mais vendido na Noruega em 2022.
Marca conta apenas com modelos eletrificados desde 2020
É válido lembrar que, desde 2020, a Hyundai vendia apenas carros híbridos plug-in e elétricos na Noruega. Logo, a nova decisão de ter um portfólio totalmente elétrico não é vista como uma mudança repentina. Trata-se de uma atualização gradativa e já esperada.
De acordo com pesquisas de mercado, a Hyundai é a empresa que também produz carros movidos a combustíveis fósseis que os clientes mais associam aos carros elétricos. Os resultados mostram que a empresa só foi superada por duas marcas que produzem apenas EVs.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.