Hyundai Creta da geração anterior: ainda vale o investimento no modelo?

Constantemente a Hyundai anuncia novidades a respeito da atual geração do Creta. No entanto, o modelo também ainda dá as caras de forma bem intensa pelas ruas do país em sua geração anterior.

Creta antigo ainda é boa opção?
Vários fatores podem decidir a favor do novo ou do antigo, inclusive o preço (Foto: Divulgação)

Creta para todos os gostos

Desta forma, o principal SUV da marca coreana satisfaz mais de um público dentro do mesmo segmento.

Trouxemos a seguir a relação entre antigo e novo para analisar quando o investimento em cada um deles é a melhor opção.

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A primeira geração do Hyundai Creta passou a ser feita no Brasil a partir de 2016. Seis anos depois, a montadora atualizou o SUV que logo caiu nas graças do público ao trazer a segunda geração do modelo para o mercado nacional.

A principal diferença de uma versão para outra foi a implementação do motor turbo, além de mais tecnologia embarcada, o que era de se esperar pelo período superior a meia década que separa uma geração da outra.

Mesmo com a chegada da segunda geração do Hyundai Creta, a primeira versão do modelo ainda está bastante presente nas ruas do país. Desta maneira, é inevitável analisar o porquê desse cenário.

A resposta mais simples para a reflexão que se apresenta é a de que as diferenças dos modelos conquistam diferentes públicos, mesmo que dentro de segmento, o de SUVs.

Creta antigo ainda é boa opção?
Creta 2021 foi o último antes da nova geração (Foto: Divulgação)

Novo x Antigo: ainda vale o investimento na geração anterior?

A versão mais antiga do Hyundai Creta é comercializada por aqui com motor 1.6 flex de 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, e virou uma espécie de versão de entrada do SUV.

Por sua vez, a nova geração conta com opções de motorização 1.0 turbo capaz de produzir 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, e 2.0 de até 167 cv de potência e 20,6 kgfm de torque, além de câmbio automático de seis marchas.

A nova geração do Creta é mais robusta do que a antiga. Mesmo que a diferença seja bem pequena, o SUV cresceu em seis anos.

Enquanto o novo modelo possui 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,62 m de altura, a geração mais antiga conta com 4,29 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,63 m de altura. O entre-eixos do modelo também ficou maior: 0,02 m.

Em termos de design, a nova geração possui mais agressividade e acompanha as inovações da época com detalhes voltados para a esportividade e tecnologia, inclusive quanto aos itens de série.

A nova geração do Hyundai Creta possui, por exemplo: sistema multimídia com tela de 10,25” com câmera 360º, sistema de ponto cego e de permanência em faixa, faróis full LED com luzes DRL, teto solar, controlador de velocidade adaptativo efrenagem automática de emergência.

O novo Hyundai Creta custa a partir de R$ 128.290 na opção mais acessível (preto onix).

Por sua vez, o Creta da geração anterior custa a partir de R$ 79.998 na versão mais básica.

A diferença é de R$ 48.292 e com certeza será o fator decisivo para a compra de um ou outro.

Fato é que o fã de SUV tem grandes chances de ser ”conquistado” pela Hyundai, seja pela tradição ou inovação.

Creta antigo ainda é boa opção?
Nova geração do Hyundai Creta traz mais modernidade a o SUV seis anos depois da sua primeira versão (Foto: Divulgação)
Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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