Horário de verão: por que café não basta para te manter seguro no trânsito?
A possível volta do horário de verão acende um alerta para os motoristas. Entenda os riscos que o cansaço pode trazer para a segurança.
A discussão sobre o horário de verão e o trânsito volta a ganhar força, trazendo um alerta importante para todos os motoristas. A simples mudança de uma hora no relógio pode parecer pequena, mas o impacto no nosso corpo é significativo, aumentando os perigos ao volante. Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Qual a relação real entre o horário de verão e o trânsito?
A principal ligação entre o horário de verão e o trânsito é o cansaço. Nosso corpo leva, em média, uma semana para se acostumar com o novo horário. Durante esse período de adaptação, a sonolência e a fadiga se tornam companheiras constantes, afetando diretamente nossos reflexos e nossa capacidade de concentração ao dirigir.
Um estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, mostrou que o número de acidentes pode aumentar em até 8% na manhã seguinte à mudança. Isso acontece porque mesmo pequenas perdas de sono já prejudicam nossas atividades diárias.
No Brasil, a situação não é diferente. Dados da apontam que o sono é um dos principais causadores de acidentes graves.
O cansaço é tão perigoso quanto a bebida?
Sim, dirigir com sono pode ser tão arriscado quanto dirigir após consumir bebidas alcoólicas. A campanha “Não dê carona ao sono”, da , já alertava que cerca de 20% dos acidentes de trânsito no país estão ligados à sonolência ao volante.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou em pesquisas que uma grande parcela da população brasileira sofre com distúrbios do sono. Com o horário de verão, esse quadro pode se agravar, tornando as primeiras horas da manhã e o fim da noite os períodos mais perigosos para quem está dirigindo.
Por fim, o Detran-SP reforça que medidas como tomar café são paliativas e não resolvem o problema do cansaço.
Dicas para dirigir com mais segurança
A adaptação é a chave para evitar problemas. Dessa forma, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) recomenda algumas práticas para reduzir os riscos. A principal delas é preparar o corpo antes mesmo da mudança no relógio. Veja só:
- Antecipe o despertar: comece a acordar 30 minutos mais cedo alguns dias antes do início do horário de verão.
- Cuidado com viagens longas: se for pegar a estrada, evite dirigir sozinho. Revezar a direção com outra pessoa é fundamental.
- Faça pausas regulares: pare o carro a cada uma ou duas horas para esticar as pernas e descansar um pouco.
- Música pode ajudar: em alguns casos, ouvir música pode te ajudar a se manter mais alerta e focado no trajeto.
Lembre-se que a sua segurança e a de outras pessoas dependem da sua atenção. Portanto, se o sono apertar, não hesite em parar o veículo em um local seguro para descansar. O seu destino pode esperar alguns minutos.
E você, o que acha da volta do horário de verão? Acredita que ele realmente impacta a segurança no trânsito? Deixe seu comentário abaixo aqui!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.