Montadora chinesa é referência em qualidade de carros novos

A montadora chinesa Chery está entre as mais bem avaliadas pela J.D. Power. A consultoria divulgou o 2023 China Initial Quality StudySM (IQS), um estudo que avalia uma série de itens importantes para os futuros proprietários de veículos à combustão. 

Tiggo 5x
De acordo com o estudo, o Tiggo 5x é o SUV marca chinesa Chery – Foto: Divulgação

Chery é a montadora chinesa número 1 do IQS

O estudo envolveu 48 marcas chinesas e 230 modelos que passaram por testes por períodos entre 2 a 6 meses. 

E dessas marcas, a Chery Automobile ficou com o primeiro lugar no quesito qualidade dos carros novos, com dois modelos:  o Tiggo 5X e o Arrizo 6 (nomeado como Arrizo5 PLUS na China).

VEJA TAMBÉM

Essa não é a primeira vez que a marca se destaca no IQS, já que em 2022, ficou em segundo lugar no ranking. Agora, chegam ao topo com dois carros de uma vez. O Tiggo 5X na categoria SUVs e o Arrizo 6 na de sedans compactos. 

A princípio, para chegar aos resultados, a consultoria J.D. Power avaliou 218 itens em 9 categorias:

  • aparência externa
  • interior do veículo
  • experiência de condução
  • sistema de configuração/controle/painel de instrumentos
  • sistema de entretenimento
  • ar-condicionado
  • assentos
  • trem de força
  • assistência ao motorista

Nos últimos anos, a Chery Automobile tem se destacado nas principais premiações da J.D. Power na China. 

Arizzo 6
O Arizzo 6 se destaca, mas não é o único da Chery a ficar bem posicionado – Foto: Divulgação

Na categoria “Estudo de Desempenho, Execução e Layout Automotivo da J.D. Power de 2023 (APEAL)”, os veículos da linha Tiggo 7 e Tiggo 8  ficaram no topo das categorias dos segmentos de SUVs econômicos de tamanho médio e SUV de tamanho médio, respectivamente. 

Além disso, receberam prêmios que confirmaram plenamente a força e excelente qualidade dos produtos da marca.

Presença no Brasil 

A Chery chegou no Brasil  em 2009 com a parceria com a CAOA, inicialmente como importadora com sede em Salto, interior de SP. 

Em 2017, juntas, as empresas inauguraram a fábrica da CAOA Chery no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás. Na ocasião, o investimento inicial foi de R$ 1,2 bilhão.

Atualmente, saem da fábrica de Anápolis, os modelos CAOA Chery Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8

Ademais, a parceria rende bons frutos, tanto com a fabricação quanto com a importação de veículos. A linha de veículos conta com compactos, sedãs e SUV´s, com motores à combustão e sistemas híbridos e elétricos. 

Os modelos se destacam pelo design, tecnologia e consumo. Além disso, a marca conta com todo um pós-venda que valoriza a relação empresa/ consumidor.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar