Honda City Sedan: motivos para ter e para não ter o modelo

Apesar do crescimento dos SUVs, o mercado de sedãs ainda segue mantendo um bom ritmo. Um dos lançamentos mais recentes nesta categoria foi do novo Honda City Sedan. Com a chegada da nova geração, o modelo ficou mais moderno e ganhou novas tecnologias. Veja alguns motivos para comprar e outros para não comprar o carro.

Honda City Sedan
Veja os prós e contras da nova geração do Honda City (Foto: Divulgação/Honda)

Confira aqui os pontos positivos e negativos do Honda City Sedan

Estamos falando de um carro que está em sua terceira geração por aqui. As outras foram lançadas em 2009 (primeira geração) e 2014 (segunda geração). Fabricado no interior do estado de São Paulo, o carro concorre atualmente com o Toyota Yaris Sedan e as versões mais caras de Chevrolet Onix Plus e VW Virtus.

O Honda City Sedan possui um bom nível de vendas. De acordo com dados da Fenabrave, ele teve 7.544 unidades vendidas até o final do primeiro quadrimestre deste ano. Está interessado em comprar este modelo? Veja aqui os prós e contra do sedã.

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Prós

Espaço interno e porta-malas

Honda City (Foto: Divulgação/Honda)

Começamos falando de um ponto elogiado desde a primeira geração. O Honda City Sedan possui um bom espaço interno. Ou seja, oferece bastante conforto para os passageiros. Sua distância entre-eixos é de 2.600 mm.

Quem também se destaca é o porta-malas. Ele tem capacidade para 519 litros. Comparando com o Toyota Yaris Sedan, que tem um entre-eixos de 2.550 mm e um porta-malas de 473 litros, o carro da Honda leva vantagem.

Consumo

O carro também pode oferecer um bom consumo. Algo bastante importante nos dias de hoje. Dados mostram que o City pode fazer 13,1 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol) na cidade.

Enquanto isso, em trechos rodoviários, o modelo três volumes pode rodar 15,2 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol). Dentre aqueles sedãs que usam câmbio automático, o City é um dos mais econômicos.

Tecnologias de conforto e entretenimento

Honda City Sedan
Honda City (Foto: Divulgação/Honda)

Na hora de comprar um carro, muitas pessoas avaliam a quantidade de equipamentos presentes e neste quesito o novo Honda City também se destaca. Primeiramente, falaremos daqueles que privilegiam o conforto. O modelo de entrada já vem com ar-condicionado digital. Na versão EXL e na Touring, ele é automático.

Já a chave com função Smart Entry pode ajudar na hora de abrir o porta-malas e os vidros. O carro também pode vir com bancos de couro. Agora, pensando em tecnologia, ele traz central multimídia de oito polegadas desde a versão de entrada e painel de instrumentos digital a partir da versão EXL.

Equipamentos de segurança e assistência ao motorista

Honda City (Foto: Divulgação/Honda)

Do mesmo modo, o carro também pode trazer diversos equipamentos de segurança e de assistência ao motorista. O modelo de entrada já traz seis airbags, câmera de ré, faróis de neblina, piloto automático e entre outros.

As outras opções de acabamento trazem ainda o sistema Honda Lane Watch, o pacote Honda SENSING, piloto automático adaptativo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e entre outros.

Contra

Altura do solo

Honda City Sedan
Honda City (Foto: Divulgação/Honda)

Mas o carro também possui alguns pontos negativos. Um deles é com relação a altura do solo. Diversos proprietários relataram (em sites e fóruns) a dificuldade deles em passar por quebra-molas ou buracos com o novo Honda City Sedan. Ainda mais quando o carro está carregado. Lembrando que alguma pessoas falam o mesmo sobre o modelo anterior.

Preços

Quem também entra em nossa lista é o preço. A versão mais completa do modelo (Touring) está custando a partir de R$ 125.000. Ou seja, um pouco acima das versões mais caras dos modelos mais vendidos da categoria.

No caso, estamos falando do Chevrolet Onix Plus e do Hyundai HB20S. Além disso, o modelo está na mesma faixa de preço de alguns SUVs disponíveis no mercado brasileiro.

Rivais oferecem um motor turbo

Honda City Sedan
Honda City (Foto: Divulgação/Honda)

Por fim, falaremos da motorização do novo Honda City Sedan. Todas as versões estão equipadas com o motor 1.5L DOHC i-VTEC 16V Flex, que pode produzir uma potência máxima de 126 cv e um torque máximo de 15,8 kgfm. O propulsor está acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT.

A grande questão aqui é: seria interessante ver um motor turbo nele. Isso já acontece com o Onix Plus, com o HB20S e o Virtus. Este tipo de propulsor poderia melhorar ainda mais o desempenho do carro.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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