Honda City Sedan: motivos para ter e para não ter o modelo
O Honda City Sedan ficou mais moderno e ganhou novas tecnologias. Veja motivos para comprar e outros para não comprar o modelo.
Apesar do crescimento dos SUVs, o mercado de sedãs ainda segue mantendo um bom ritmo. Um dos lançamentos mais recentes nesta categoria foi do novo Honda City Sedan. Com a chegada da nova geração, o modelo ficou mais moderno e ganhou novas tecnologias. Veja alguns motivos para comprar e outros para não comprar o carro.
Confira aqui os pontos positivos e negativos do Honda City Sedan
Estamos falando de um carro que está em sua terceira geração por aqui. As outras foram lançadas em 2009 (primeira geração) e 2014 (segunda geração). Fabricado no interior do estado de São Paulo, o carro concorre atualmente com o Toyota Yaris Sedan e as versões mais caras de Chevrolet Onix Plus e VW Virtus.
O Honda City Sedan possui um bom nível de vendas. De acordo com dados da Fenabrave, ele teve 7.544 unidades vendidas até o final do primeiro quadrimestre deste ano. Está interessado em comprar este modelo? Veja aqui os prós e contra do sedã.
Prós
Espaço interno e porta-malas
Começamos falando de um ponto elogiado desde a primeira geração. O Honda City Sedan possui um bom espaço interno. Ou seja, oferece bastante conforto para os passageiros. Sua distância entre-eixos é de 2.600 mm.
Quem também se destaca é o porta-malas. Ele tem capacidade para 519 litros. Comparando com o Toyota Yaris Sedan, que tem um entre-eixos de 2.550 mm e um porta-malas de 473 litros, o carro da Honda leva vantagem.
Consumo
O carro também pode oferecer um bom consumo. Algo bastante importante nos dias de hoje. Dados mostram que o City pode fazer 13,1 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol) na cidade.
Enquanto isso, em trechos rodoviários, o modelo três volumes pode rodar 15,2 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol). Dentre aqueles sedãs que usam câmbio automático, o City é um dos mais econômicos.
Tecnologias de conforto e entretenimento
Na hora de comprar um carro, muitas pessoas avaliam a quantidade de equipamentos presentes e neste quesito o novo Honda City também se destaca. Primeiramente, falaremos daqueles que privilegiam o conforto. O modelo de entrada já vem com ar-condicionado digital. Na versão EXL e na Touring, ele é automático.
Já a chave com função Smart Entry pode ajudar na hora de abrir o porta-malas e os vidros. O carro também pode vir com bancos de couro. Agora, pensando em tecnologia, ele traz central multimídia de oito polegadas desde a versão de entrada e painel de instrumentos digital a partir da versão EXL.
Equipamentos de segurança e assistência ao motorista
Do mesmo modo, o carro também pode trazer diversos equipamentos de segurança e de assistência ao motorista. O modelo de entrada já traz seis airbags, câmera de ré, faróis de neblina, piloto automático e entre outros.
As outras opções de acabamento trazem ainda o sistema Honda Lane Watch, o pacote Honda SENSING, piloto automático adaptativo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e entre outros.
Contra
Altura do solo
Mas o carro também possui alguns pontos negativos. Um deles é com relação a altura do solo. Diversos proprietários relataram (em sites e fóruns) a dificuldade deles em passar por quebra-molas ou buracos com o novo Honda City Sedan. Ainda mais quando o carro está carregado. Lembrando que alguma pessoas falam o mesmo sobre o modelo anterior.
Preços
Quem também entra em nossa lista é o preço. A versão mais completa do modelo (Touring) está custando a partir de R$ 125.000. Ou seja, um pouco acima das versões mais caras dos modelos mais vendidos da categoria.
No caso, estamos falando do Chevrolet Onix Plus e do Hyundai HB20S. Além disso, o modelo está na mesma faixa de preço de alguns SUVs disponíveis no mercado brasileiro.
Rivais oferecem um motor turbo
Por fim, falaremos da motorização do novo Honda City Sedan. Todas as versões estão equipadas com o motor 1.5L DOHC i-VTEC 16V Flex, que pode produzir uma potência máxima de 126 cv e um torque máximo de 15,8 kgfm. O propulsor está acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT.
A grande questão aqui é: seria interessante ver um motor turbo nele. Isso já acontece com o Onix Plus, com o HB20S e o Virtus. Este tipo de propulsor poderia melhorar ainda mais o desempenho do carro.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.