Honda Accord híbrido é confirmado com motor inovador
O Honda Accord híbrido será uma das principais novidades da marca japonesa para os próximos meses. Na última semana...
O Honda Accord híbrido será uma das principais novidades da marca japonesa para os próximos meses. Na última semana, a montadora confirmou o lançamento do sedã em território brasileiro no início do segundo semestre de 2021, sendo o primeiro dos três modelos híbridos que a empresa venderá no Brasil até 2023.
Honda Accord híbrido
Se a versão atual do Accord utilizava um motor 2,0l turbo, o modelo híbrido terá um conjunto bem diferente. O propulsor a combustão segue tendo 2,0l, mas é aspirado e utiliza o ciclo Atkinson. Ele rende 145 cv de potência e 17,8 kgfm de torque máximo. Aliado a ele há outros dois motores elétricos de 184 cv de potência e 32,1 kgfm de torque. Porém, a companhia não informa a potência combinada do conjunto do Accord híbrido.
Funcionamento
O Honda Accord híbrido tem três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. Quem faz a troca entre eles é o próprio carro, sempre buscando a maior eficiência de combustível. E de acordo com a fabricante, o sedã faz 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.
Nos dois primeiros modos, o conjunto elétrico é o responsável por movimentar o veículo. Entretanto, no modo Hybrid Drive o motor a combustão funciona como um gerador de energia para o conjunto. Já o Engine Drive utilizar o propulsor a gasolina em velocidades mais altas de cruzeiro, que é quando o motor atua em sua faixa de rotação mais eficiente. Nesse caso, o motor 2,0l é conectado diretamente às rodas por meio de um sistema de embreagem.
Equipamentos
Segundo a Honda, o sedã terá algumas novidades nos equipamentos. Em termos de conectividade, o sistema multimídia passa a permitir a conexão sem fio com os smartphones. Além disso, o carregador por indução para os celulares será mais potente e passa a ter 15 Watts.
O Honda Accord híbrido também terá um pacote de segurança mais reforçado. O pacote Honda Sensing segue disponível e oferece o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com ajuste de velocidade (Low Speed Follow – LSF), sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS) com alerta para colisão dianteira (Front Collision Warning – FCW), sistema de assistência de faixa e que impede a saída da pista.
Além desses itens, o pacote passa a ter o Low Speed Braking Control, que aciona o sistema de freios em manobras de baixa velocidade, caso note algum risco de colisão. O sedã ainda é equipado com oito airbags, controles de tração e estabilidade e sensor de pressão dos pneus.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.