Toyota Hilux SRV flex vs Ford Ranger Black diesel: Qual picape vale mais a pena?

Tanto a Toyota Hilux SRV, quanto a Ford Ranger Black, podem oferecer bastante luxo e segurança. Quem vale mais a pena?

Uma rivalidade que ultrapassa gerações. Esse é o caso da dupla Toyota Hilux e Ford Ranger. Desde o fim da década de 1990, as duas (junto da Chevrolet S10) duelam para saber quem é a melhor picape média do Brasil. Claro, com o passar dos anos, outros concorrentes entram no páreo. Hoje, mais modernas e robustas, as duas ocupam posições altas no ranking de vendas. Quem vale mais a pena?

Para usar como base, usaremos a Toyota Hilux SRV Flex 4 x 2 e a Ford Ranger Black 4×2. Ambas possuem preços, motorização e pacote de equipamentos bastante parecidos.

Toyota Hilux flex vs Ford Ranger Black diesel: Qual picape vale mais a pena?

Primeiramente, vamos falar dos números de emplacamentos, algo que as duas entendem muito bem De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), as duas ocupam o top 5 dos comerciais leves. A picape japonesa mantém a liderança da sua categoria (3.233 unidades). Já a norte-americana vem logo atrás (2.386 unidades).

Foto: Divulgação/Toyota do Brasil

A Toyota Hilux é fabricada na Argentina e ganhou um retoque visual há pouco tempo. Tanto a versão SRV 4 x 2, quanto SRV 4 x 4, usam o motor Dual VVT-i 2.7 L 16 v DOHC, que pode gerar 159 cv (gasolina) ou 163 cv (etanol) a 5.000 rpm e torque de 25 kgfm. Ela pode acelerar de 0 a 100 km/h 15 segundos e atingir a velocidade máxima de 165 km/h. A transmissão é a automática de seis velocidades.

Assim como a concorrente, a Ford Ranger Black também vem do país vizinho e foi apresentada por aqui no começo do ano. Debaixo do capô, um propulsor 2.2 Duatorq movido a diesel com 160 cv de potência e torque de 385 Nm. Segundo a montadora, sua velocidade máxima pode chegar até 164 km/h e faz de 0 a 100 km/h também em 15 segundos. Sem falar no câmbio automático de seis velocidades também.

Foto: Divulgação/Toyota do Brasil

Foto: Divulgação/Ford Brasil

Mesmo com a cabine dupla, as duas não passam vergonha na hora de trabalhar. A Hilux SRV 4×2 pode carregar até 980 kg de carga (caçamba com 1.645 mm de largura). Já a Ranger Black pode carregar impressionantes 1168 kg e a largura da caçamba é de 1.560 mm.

Consumo

Dependendo do preço do diesel em sua região, o modelo da Ford pode ser uma boa opção, visto que tem um bom consumo. De acordo com Inmetro, ele faz 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.

Por outro lado, os números do Toyota não agradam muito, mesmo sendo bicombustível. Ela pode fazer: 6,9 km/l (gasolina) e 4,8 km/l (etanol) no perímetro urbano; 8,1 km/l (gasolina) e 5,6 km/l (etanol) em trechos de estrada.

Preços e equipamentos de série

Como foi dito acima, as duas caminhonetes estão custando quase que o mesmo. Sem falar que as versões em questão possuem bons pacotes de itens de série.

A Toyota Hilux estreou a sua nova geração no final de 2020. Ganhou uma nova grade, novas luzes e um interior totalmente renovado.

Foto: Divulgação/Toyota do Brasil

 

A configuração SRV 4 x 2 está com preços a partir de R$ 182.590,00. Dentre os equipamentos de série, podemos destacar: ar-condicionado automático, banco de motorista com ajuste de altura, computador de bordo com tela de 4,2″, cruise control, sistema multimídia com tela touchscreem de oito polegadas (TV Digital, GPS, Android Auto e Apple CarPlay), sistema Smarty Entry, botão Strat&Stop, sete airbags, assistente de reboque, assistente de subida, controle de estabilidade, controle de tração, freios ABS, sensores de estacionamento e entre outros.

Já a Ford Ranger Black está sendo vendida por a partir de R$ 179.900. Ela apresenta um design bastante ousado graças ao pacote “Visual Black”.

Foto: Divulgação/Ford Brasil

Ela vem de série com: sete airbags, assistente de partida em rampas, assistente de frenagem de emergência, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, freios ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro, ar condicionado digital, bancos parcialmente revestidos em couro, vidros elétricos, computador de bordo, sensor de chuva, central multimídia de oito polegadas (com sistema SYNC 3, Android Auto, Apple CarPlay, câmera de ré, chave programável com funções de segurança, controle anticapotamento e entre outros.

Conclusão

Não importa se você usará as picapes para uso pessoal ou para o trabalho. Tanto a Toyota Hilux, quanto a Ford Ranger Black podem oferecer bastante luxo e segurança. Porém, a norte-americana mostra que está em forma. Com ela, você terá um carro ligeiramente mais potente e gastará menos combustível.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA